Siran
Notícias

25/07/2019- (25/07) SIRAN e Senar-SP abrem inscrições para programa gratuito de apicultura


O SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e o sistema FAESP/Senar-SP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) estão com inscrições abertas para o programa gratuito de apicultura, em Araçatuba (SP). Com 12 vagas disponíveis, as ações são divididas em seis módulos, com 32 horas cada um, sendo realizado aos finais de semana. A primeira aula ocorrerá no dia 3 de agosto (sábado), em uma propriedade no bairro rural Água Limpa, e abordará o tema implantação do apiário.

As aulas serão ministradas pelo instrutor do Senar-SP, Edson Antônio Guarido Ribeiro. “No programa, a turma vai aprender a trabalhar com abelhas Apis melífera, que são abelhas com ferrão, a colher o principal produto, que é o mel, além de pólen, própolis e geleia real, e comercializá-los. Hoje há uma grande procura por esse produto, então o programa também é uma forma de eles agregarem valores e aumentarem os rendimentos na propriedade”, explica Ribeiro.

O instrutor também destaca que o mercado é promissor para os produtos de apicultura. “Há uma procura muito grande pelo produto no mercado interno e pouca oferta. O produtor aprendendo essa nova profissão, de apicultor, terá condições de colocar o seu produto no mercado com um preço muito bom, o que fará com que ele aumente a receita”, afirma. No módulo 1, o tema é Implantação do apiário; módulo 2 – Produção de mel; módulo 3 – Produção de pólen; módulo 4 – Produção de rainhas e geleia real; módulo 5 – Produção de própolis; módulo 6 – Gestão e planejamento do apiário.

Com linguagens simples, os cursos priorizam a prática, aliando conhecimentos técnicos ao trabalho diário dos produtores e trabalhadores rurais. Os cursos oferecidos pelo SIRAN e FAESP/Senar-SP atendem às necessidades do homem do campo. Os temas são definidos pela equipe de profissionais das entidades (alinhados com as demandas levantadas pelas Casas da Agricultura), que organizam o curso buscando sempre o desenvolvimento do homem que atua no meio rural. A Prefeitura de Araçatuba também é parceira nos cursos e programas realizados pelo SIRAN e pelo Senar-SP.

Inscrições

Para realizar a inscrição ou obter mais informações, basta ligar para o SIRAN, no telefone (18) 3607-7826, e falar com Carlos Belluzzo ou Priscila Turelo.
 
Criado em 25/10/1942, o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.
 
Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.
 
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades