Siran
Notícias

06/07/2019- Cursos e palestras do Agro SIRAN começam na segunda-feira


Destaques na programação rural (chamada Agro SIRAN) da 60ª Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô), os cursos e palestras começam na próxima segunda-feira (8), no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, e seguem até o dia 13. Com exceção da 1ª Clínica de Rédeas e Ranch Sorting, que ocorrerá nos dias 8 e 9, na pista de ranch, com o treinador Edmar Bezerra (das 8h até as 19h), as outras ações são oferecidas gratuitamente pelo SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste). “O curso será demonstrado na prática, na pista de competições do Núcleo. O objetivo é explicar para o criador e para o competidor, principalmente, como finalizar a parte de rédeas e de acabamento do animal”, explica o veterinário, competidor de provas equestres e diretor do SIRAN, João Mario Geralde.

Também no dia 8, ocorrerá a palestra Cerca elétrica (TruTest) e capim Cynodon Dactylon (tifton de semente) - BarenBrug -, na Casa do Quarto de Milha (NNPQM). No mesmo local, no dia 10, às 19h30, haverá a palestra Alimentação para cavalo de competição, promovida pela empresa Presence. Essas palestras são gratuitas.
 
No dia 11, haverá duas palestras, uma na sequência da outra, a partir das 8h, no auditório do recinto: Considerações sobre o Sistema Plantio Mecanizado de Cana e a Experiência da DMB, com o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, que é gerente de marketing da DMB; Uniport 3030 Canavieiro e Uniport 3030 NPK - Tecnologia para tratos culturais da cana, com o engenheiro agrônomo Fábio Pernasse Torres, que é gerente de Vendas para cana-de-açúcar da Jacto. Promovidas pela Coplacana, também são gratuitas.
 
No dia 12, serão realizadas três palestras técnicas, sendo uma às 9h30 (Qualidade do leite: a legislação como ferramenta produtiva na atividade leiteira), com o diretor do Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite do Instituto de Zootecnia, Luiz Carlos Roma Júnior; outra às 10h30 (Realidades e desafios da produção de leite orgânico); e a terceira, às 11h30 (Sucessão familiar, promovida pelo sistema FAESP/SENAR-SP e pelo Sebrae). 
 
“A gente precisa falar que a região Noroeste Paulista é a principal Bacia Leiteira do Estado de São Paulo, e essas palestras servem para orientar o produtor sobre as normativas de qualidade do leite. Além disso, o palestrante vai levar a legislação para dentro da propriedade, ou seja, mostrar na prática o que deve ser feito para que o produto saia com qualidade e certificação”, ressalta o zootecnista e organizador dessas atividades Carlos Belluzzo.

Sobre o tema sucessão familiar, o zootecnista explica que a palestra tem como objetivo preparar os pais e os filhos, para que as propriedades não percam a importância dentro da estrutura familiar. “É importante que essa sucessão seja feita da maneira correta, para segurança de toda a família, orientando o filho para que ele dê continuidade naquele trabalho que está sendo feito de geração em geração. A ideia é que o jovem se interesse e não saia da vida rural, e que ele não perca o interesse de continuar esse trabalho, simplesmente por não ter informação. Essa palestra vem para levar essas informações”, conclui ele.

No dia 13, às 9h, será realizada a palestra “Agricultura sustentável”, com o consultor técnico da Associação dos Produtores de Agricultura Natura (Apan), Kunio Nagai. No mesmo dia, às 10h, ocorre a palestra A Agricultura Orgânica e o Protocolo de Transição Agroecológica no Estado de São Paulo, com o engenheiro agrônomo e pesquisador Sebastião Wilson Tivelli.
 
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades