Siran
Notícias

11/07/2019- Leilões devem render mais de R$ 5 milhões na Expô


Na programação da 60ª Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô), maior evento de agronegócio do Noroeste Paulista, merecem destaque os leilões. Quatro eventos serão realizados entre os dias 7 e 14, reunindo cerca de 520 animais, de seis criatórios, que ao longo de várias décadas investiram para aprimorar a qualidade do rebanho nacional. A expectativa é que, juntos, os leilões arrecadem ao menos R$ 5 milhões.

O primeiro, realizado neste domingo, na propriedade de mesmo nome, em Guararapes, foi o Terra Boa, com a oferta de 200 animais das raças Nelore e Brangus, e transmissão pelo Canal Rural. Esta edição contou com 90 touros Nelore PO e 30 fêmeas, divididos em 60 lotes individuais e dois megalotes com 15 animais cada um, todos com avaliação ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores), PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) e ultrassonografia de carcaça. E também 50 touros Brangus JT, e dez fêmeas, avaliados pelo programa Natura, com ultrassonografia de carcaça.

Brahman

No dia 11, haverá dois leilões, no mesmo horário, às 20h. Um deles, o Brahman Extra, dos criatórios Brahman Vitória e Seg Brahman, será virtual (Terra Viva), com ponto de apoio no Recanto Brahman, e oferta de 50 touros e 50 fêmeas. Pontuado pela qualidade de animais melhoradores de rebanho, trata-se de um dos mais tradicionais leilões da Expô Araçatuba. De acordo com o pecuarista Manoel Afonso de Almeida Filho, do Seg Brahman, as duas marcas vão apresentar gados extremamente bonitos, com características raciais padronizadas e funcionalidade. “A melhoria contínua nos processos produtivos e a evolução genética sempre foi o foco da criação dos dois criatórios, sem deixar de lado a morfologia dos animais e suas características raciais, importantes para o aprimoramento da raça”.

Originária dos Estados Unidos, resultado do cruzamento de outras quatro raças (Gir, Nelore, Guzerá e Krishna Valley), e criado em mais de 70 países, o Brahman é um bovino altamente adaptado às mais diversas condições climáticas. Do frio às altas temperaturas, o animal permanece com suas características de maturidade sexual e de acabamento de carcaça. Estudos e pesquisas indicam que é uma das raças mais rentáveis para o criador que deseja um rebanho produtivo e, consequentemente, retorno financeiro de sua produção.

“Como nos anos anteriores, esperamos vender todos os lotes, resultando em bons negócios para os dois criatórios. A Expô sempre foi e continua sendo uma importante vitrine para o Seg Brahman, para o Brahman Vitória e, de forma geral, para essa raça que cresce a olhos vistos no Brasil, oferecendo novas oportunidades para melhorar a produtividade e a qualidade da pecuária brasileira”, conclui Manoel Afonso.

Quarto de Milha e Nelore

O outro leilão do dia 11 é o Terra do QM, também virtual, que será transmitido pela página da Força Leilões no Facebook, com ponto de apoio na Casa do Quarto de Milha, no recinto, com a disponibilização de 20 animais da raça equina Quarto de Milha. A raça também é destaque na Expô Araçatuba, principalmente em razão do 42º Campeonato Nacional da AQBM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha), que será realizada no recinto de Araçatuba, entre os dias 20 e 28 deste mês.

O último leilão da feira ocorrerá no dia 14, domingo, às 14h. No 11º Especial de Touros, os criatórios Ônix e Zeus vão ofertar 200 animais Nelore PO. O evento ocorrerá de forma virtual, com transmissão pelo Canal do Boi.
 
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades