Siran
Notícias

05/07/2019- Programação de provas, julgamentos e leilões do Agro SIRAN começam no final de semana


O Agro SIRAN, que é a parte rural da Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô), será agitado no primeiro final de semana da feira, com a realização de provas, julgamentos e leilões. Os animais começam a chegar nesta sexta-feira (05) ao recinto Clibas de Almeida Prado. Três provas equestres abrem a programação do Agro SIRAN. Entre os dias 6 e 13 serão realizadas as competições nas modalidades ranch sorting (06/07), team penning (07), e laço em dupla (09), que contarão com o apoio do Núcleo Noroeste Paulista de Cavalo Quarto de Milha (NNPCQM).

Para o veterinário, competidor e diretor do SIRAN João Mario Geralde, as provas que serão realizadas na Expô servem para que os competidores da região já se preparem para as competições do Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha), que ocorre no recinto de Araçatuba, dos dias 20 a 28 deste mês. “As inscrições para as provas do Núcleo do Quarto de Milha já aumentaram em mais de 50%, em relação ao ano passado. Temos notado que muitos competidores vão aproveitar essas provas para ‘praticar’ para o Campeonato Nacional”, explica o diretor. “A previsão é que as competições equestres reúnam cerca de 220 participantes”, afirma Geralde.

Nos dias 12 e 13 serão realizados os julgamentos do Mangalarga e dos ovinos. Os equinos entrarão no recinto no dia 11, serão julgados nos dias 12 e 13, com saída programada para os dias 13 e 14. As raças ovinas participarão da 22ª Exposição de Ovinos, que contará com animais para julgamento, exposição e comercialização. Os animais entrarão no dia 10, serão julgados nos dias 12 e 13, e sairão no dia 14. Os julgamentos serão ranqueados pelo torneio Cabanha do Ano, da Aspaco (Associação Paulista dos Criadores de Ovinos), e pela ABCOS (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Suffolk).

Quatro leilões serão realizados entre os dias 7 e 14. O primeiro (7), será o Terra Boa, com início às 13h, na propriedade de mesmo nome, em Guararapes, com a oferta de 200 animais das raças Nelore e Brangus, e transmissão pelo Canal Rural. No dia 11, haverá dois leilões, no mesmo horário, às 20h. Um deles, o Brahman Extra, dos criatórios Brahman Vitória e Seg Brahman, será virtual (Terra Viva), com ponto de apoio no Recanto Brahman, e oferta de 50 touros e 50 fêmeas. O outro, Terra do QM, também virtual, pela página da Força Leilões no Facebook, com ponto de apoio na Casa do Quarto de Milha, no recinto, com a disponibilização de 20 animais. E no dia 14, domingo, às 14h, ocorrerá o 11º Especial de Touros, dos criatórios Ônix e Zeus, com a oferta de 200 animais Nelore PO, de forma virtual e transmissão pelo Canal do Boi.
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades