Siran
Notícias

30/05/2020- Prorrogados em SP os prazos para imunização e entrega da declaração de vacinação de bovinos e bubalinos contra aftosa e brucelose


Às vésperas da data final para a vacinação de bovinos e bubalinos de todas as idades contra a febre aftosa, que venceria amanhã, dia 31 de maio, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo prorrogou o prazo para a imunização e também para a entrega da declaração de vacinação de bovinos e bubalinos contra a doença, assim como contra a brucelose.

De acordo com a Resolução SAA-25, de 29/05/2020, publicada neste sábado (30/05), ficam excepcionalmente prorrogados para 30/06, os prazos para vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa e para vacinação das fêmeas bovinas e bubalinas contra a brucelose. Também foi alterada a data final para a entrega da declaração da vacinação contra a aftosa, e para a comprovação da vacinação contra brucelose, etapa 1° semestre 2020. Agora o prazo é 31/07, a mesma data para a entrega do certificado de vacinação contra a brucelose e aftosa junto aos estabelecimentos de beneficiamento de leite ou produtos lácteos e entrepostos de leite, entre outros congêneres.

No texto, a secretaria justifica a decisão afirmando que muitos produtores têm relatado dificuldades para aquisição dos insumos necessários à vacinação dos animais. A situação estaria ocorrendo por dificuldades logísticas impostas pela quarentena no Estado, no contexto da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus). Segundo a SAA, a resolução está de acordo com o Oficio Circular 21/2020/DSA/SDA/MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que trata das recomendações sobre as etapas de vacinação contra a febre aftosa previstas para o primeiro semestre de 2020, quando afirma que “em virtude do COVID-19 que, quando não houver alternativa ao alcance, a comunicação presencial da vacinação contra febre aftosa poderá ser postergada para um prazo a ser pactuado entre todas as partes envolvidas com o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa - PNEFA na UF (unidade da federação)”.

Leia o decreto completo no site do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) www.siran.com.br ou no Diário Oficial do Governo do Estado, em www.imprensaoficial.com.br. 
 
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades