Siran
Notícias

07/07/2019- Provas equestres do Quarto de Milha têm cerca de 300 inscrições no 1º dia


As competições da raça equina Quarto de Milha marcaram o segundo dia da 60ª Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô 2019). A modalidade ranch sorting abriu a programação esportiva do Agro SIRAN, a parte rural da feira, com cerca de 300 inscrições. Até a próxima terça-feira (09) serão realizadas competições em outras duas modalidades, team penning (07) e laço em dupla (09). Todas contam com o apoio do Núcleo Noroeste Paulista de Cavalo Quarto de Milha (NNPCQM).

Na pista do recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, cavaleiros, cavalos e bezerros levantaram poeira na prova que simula a apartação de gado na propriedade rural. Do lado de fora do cercado, as famílias dos competidores (maridos, esposas, pais, mães e filhos), que vieram de toda a região para prestigiar o maior evento de agronegócio do Noroeste Paulista, reuniram-se para torcer e dar suporte aos participantes. Ali, no ambiente do evento, todos dizem que a paixão pelo cavalo Quarto de Milha é fator de união das famílias.

Para o veterinário, competidor e diretor do SIRAN, João Mario Geralde, as provas que serão realizadas na Expô servem para que os competidores da região já se preparem para as competições do Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha), que ocorrerão no recinto de Araçatuba, dos dias 20 a 28 deste mês. “As inscrições para as provas do Núcleo do Quarto de Milha já aumentaram em mais de 50%, em relação ao ano passado. Temos notado que muitos competidores vão aproveitar essas provas para praticar para o Campeonato Nacional”, explica o diretor. “A previsão é que as competições equestres reúnam cerca de 220 participantes”, afirma Geralde.

Características e modalidades

Velocidade e força são as principais características do Quarto de Milha. O cavalo dessa raça tem grande força muscular. Junto ao seu cavaleiro, o animal é testado em competições que avaliam sua velocidade e capacidade de organização na lida do campo. O ranch sorting é uma prova de apartação que consiste em dois cavaleiros transferirem cabeças de gado de um curral para o outro em uma sequência determinada. É vencedora a equipe que transferir todas as cabeças de gado, na ordem correta, no menor tempo.

O team penning é uma modalidade cronometrada, baseada nas tarefas originais dos cowboys da era western. Como o próprio nome diz, um time de três cavaleiros deve isolar (separar) três cabeças de gado especificamente identificados do rebanho e então colocá-las em um curral do lado oposto da arena, em 90 segundos (atualmente 120 segundos) de tempo limite. O cronômetro é disparado quando o focinho do primeiro cavalo cruza a linha de partida, e termina quando o gado estiver dentro do curral. Os cavaleiros devem separar o gado designado a eles, tomando cuidado, para não deixar que mais de quatro animais cruzem a linha de partida, causando a desclassificação. Todo o gado, exceto aqueles que estão sendo encurralados, devem ser mantidos do outro lado da linha que está o resto do gado quando o tempo for pedido, senão o time será desclassificado.

No laço em dupla, um dos cavaleiros laça o pé (pezeiro) e o outro, a cabeça (cabeceiro).  O primeiro pode laçar ambas as pernas traseiras ou somente uma e enrolar o laço. O cavalo é julgado quanto a sua calma (quietude) dentro do brete, a rapidez como parte em direção ao garrote seguindo-o, sua habilidade em manter a mesma velocidade do garrote e posicionar o pezeiro, e sua habilidade de parar reto e intensamente, apertando a corda esticada depois que laçar. É permitido a ambos, cabeceiro e pezeiro, jogar duas cordas com um tempo máximo (limite) de dois minutos, depois que o garrote for solto para ser laçado. A nota é de 0 a 100.

Resultados do dia 6

Categoria aberta
1 – Odair e Gabriel
2 – João Mário e Sérgio
3 – Nick e Flávio Barbiere

Categoria Amador
1 – Kozo Yoshimura e Gabriel Tolardo
2 – Kozo e Heitor
3 – Ismael e Marina

Categoria Feminina
1 – Maria e Marina
2 – Graziela e Juviliana
3 – Flávia e Giovana

Categoria Kids
1 – Pedro Souza e Yago Almeida
2 – Maria Júlia Torrezan e Yago Almeida
3 – Juviliana da Silva e Safira
 
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades