Siran
Notícias

28/08/2017- Siran inicia a série “Genética em Foco”


A partir da edição de agosto, a equipe do *Siran Informa* abraça um novo desafio e inicia mais uma série de reportagens. Desta vez com a proposta de mostrar a importância da genética para a pecuária nacional, destacando criadores da região que desempenham um importante trabalho nesse cenário e resgatar histórias que expressem a evolução regional e suas perspectivas.

De maneira objetiva, a melhoria genética começa com a escolha correta para o processo de constituição da geração seguinte, por meio de duas ferramentas: seleção e cruzamento. Mas não é só isso, fatores como manejo
adequado, nível de fertilidade do rebanho, sêmen de qualidade e inseminador capacitado influenciam no sucesso de um programa de melhoria genética adotado.

Marco Antônio Viol, presidente do Siran, acredita que ela cumpre o papel de protagonista no desenvolvimento da pecuária de corte e que investir na melhoria da criação é olhar para o futuro. “Hoje, mais de 85% dos touros nos plantéis brasileiros são os chamados touros de boiada. Isso quer dizer que as criações ainda precisam avançar. Investir em genética é imprescindível para obter mais qualidade de carne e rentabilidade, além de aumentar a participação no mercado internacional”, diz Viol.

Graças ao desenvolvimento genético, hoje é possível um animal estar pronto para o abate em 33 meses; há quatro décadas  demorava cinco ou seis anos. Isso significa rebanho mais rentável, sustentável e lucrativo. O presidente considera a região um polo genético e estima que existem pelo menos 50 criadores que utilizam programas de melhoramento.

 


*DESTAQUE*

Dario Guarita Filho, proprietário da Fazenda Guarita, em Santo Antônio do Aracanguá, foi um dos primeiros criadores a investir na raça nelore na região de Araçatuba. Ele conta que em 1950, Araçatuba era uma região forte
em cria e engorda de gado europeu e de gado gir.  “Meu pai foi em busca das primeiras cabeças de nossa propriedade na Fazenda Indiana, no Estado do Rio de Janeiro. O dono era Durval Garcia de Menezes. É engraçado lembrar dos campeões das exposições dos anos 60, que pesavam 700 quilos, e comparar com o gado de hoje, que pesa 1.200 quilos”, descreve.

Ele também destaca outros criadores pioneiros da época, como Alberto Franco do Amaral, que adquiriu gado da família Duvivier, de destaque no Rio de Janeiro, e a família Torres Homem, que criou o primeiro laboratório em Araçatuba para captação de sêmens.

“A Guarita sempre se preocupou em ter touros de qualidade. Foi nos anos de 1980 que começamos adquirir sêmens, logo que surgiram as centrais de captação, e esse foi o grande impulso para a apuração da genética. A partir dessa mudança, o touro não ficou mais centralizado ao proprietário, começou-se a distribuir suas qualidades para criadores de outros estados. Toda essa evolução vista hoje no gado brasileiro foi possível graças a essa comercialização e tecnologia de transferência de embrião”, explica.

IMPORTÂNCIA

O criador lembra que um animal que fez toda a diferença em seu plantel foi o touro Redio, importado da Índia. “O Brasil atingiu níveis fantásticos em qualidade de rebanho, tanto de raças puras, quanto cruzamento industrial. Genética é importantíssima para o mercado, o frigorífico deveria pagar um valor adicional por uma entrega de carne com mais gordura, marmorizada, etc. Porém, ele consegue ser mais forte que o criador nesse sentido”, acredita Guarita Filho.

Quanto a atual realidade do mercado, ele define como “sangrando”, devido à consolidação dos frigoríficos e a crise de consumo da carne, porém se considera esperançoso com as exportações e com um possível aumento no preço, devido à diminuição dos confinamentos.

A Fazenda Guarita utiliza o PGMN – Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore, o assessor de genética é o Dr. Arnaldo Machado Borges. Os objetivos genéticos e morfológico são em busca de precocidade, ganho de peso e melhor distribuição da carcaça.

Fonte: Micheli Amorim - Facilita Conteúdo / Assessoria de Comunicação do Siran

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades