Siran
Notícias

22/02/2018- Produtores de Gastão Vidigal aprendem técnicas e planejamento para cuidar de jardim


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), está realizando diversos cursos gratuitos em algumas cidades da região. Um deles é o curso de Jardineiro - Implantação de Jardim, que aconteceu na cidade de Gastão Vidigal. Com o total de 20 participantes, iniciou no dia 19 de fevereiro e terminou no dia 22 desse mês. Este curso orienta sobre todas as técnicas para cuidar de um jardim, incluindo, adubação, tipos de plantas que devem ser usadas e como é o preparo do solo. As aulas práticas foram realizadas na praça central da cidade.

Segundo o instrutor Gustavo Crivelletti, a jardinagem é um mercado com boas oportunidades, mas  ainda necessita de profissionais capacitados, pois ainda existe muitas falhas na realização deste trabalho. "O principal erro é não preparar o solo corretamente, ele deve receber adubo adequado para que a planta se desenvolva bem. Se a preparação não estiver bem feita, a planta sempre vai ter problema", orienta Crivelletti.

Os participantes conheceram diversos tipos de plantas, tais como: palmeira, areca-triandra, moreia, ixora e pleumele, que segundo o instrutor, são plantas nobres em um jardim. Para Moacir Renan da Silva, que trabalha há quatro anos como jardineiro, essa foi uma grande oportunidade de aprendizagem. “A gente faz uma coisa há muito tempo e na verdade, não sabe o porque está fazendo. Hoje eu estou aprendendo do jeito certo”, declarou.

A participante Joana Aparecida de Andrade Duarte destaca que foi bom perceber as técnicas erradas que ela utilizava para cuidar do seu jardim, " Eu não colocava adubo, para mim, era só colocar terra, plantar e tudo bem, mas não, a planta precisa de comida e eu não sabia dessa parte. Agora pretendo fazer minha horta, porque eu gosto de tudo natural".

Cuidar de um jardim exige cuidados especiais, uma das lições ensinadas neste curso de jardinagem é: fazer bom uso de espécies que florescem torna o jardim ainda mais belo. Essa é uma maneira de proporcionar uma paisagem que causa satisfação nos olhos de quem admira.

CURSOS

Ainda neste mês de fevereiro acontecerá outros cursos promovidos pelo Senar, entre eles estão: operação e manutenção de tratores agrícolas e olericultura orgânica - sensibilização em Guararapes, turismo rural em Buritama, Proer - sensibilização em Araçatuba, tomate orgãnico - sensibilização em Buritama, processamento artesanal de carne suína - técinicas em Araçatuba, turismo rural - sensibilizalçao em Santo Antônio do Aracanguá, ovinocultura - sensibilização em Araçatuba e apicultura em Piacatu. Mais informações você encontra aqui no site ou ligando no telefone (18) 3607-7826.

Fonte: Bruna Alves - Facilita Conteúdo

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades