Siran
Notícias

28/02/2018- Processamento artesanal de pães é tema de curso em Piacatu


Um curso de Processamento Artesanal de Pães aconteceu em Piacatu nos dias 20 e 21 de fevereiro. Esse foi mais um dos diversos cursos que O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), promove nas cidades da região. O instrutor  do Senar, João Francisco Gomes, explicou para os 17 participantes sobre a manipulação da massa, além de ensinar fazer o pão de maçã e a rosca estrela.

Os alunos também tiveram a oportunidade de saber sobre os tipos de fermento (biológico e o químico), qualidade de farinha e a importância da higiene.

O processamento artesanal de pães ensina o público rural a fazer proveito dos produtos colhidos na própria roça e orienta sobre o forno adequado para que os pães tenham uma finalização bem sucedida. "É necessário ter criatividade para fazer novos formatos e usar cores para as massas coloridas sem utilizar produtos artificiais. Tudo depende da pessoa que vai produzir", explica o instrutor.

Glúten

O instrutor Gomes explicou o significado e a importância do glúten, afinal, ela é a proteína responsável por deixar a massa mais elástica no processo de preparação. O glúten também ajuda no crescimento do pão, ele desenvolve uma proteção que não deixa o gás carbônico formado durante a fermentação escapar e é esse gás que faz a massa crescer.

 

Mais informações

Para se informar a respeito dos horários e locais onde os próximos eventos serão realizados, o interessado pode entrar em contato com o Siran pelo telefone 18 - 3607 7826. Os cursos do Senar são informados mensalmente aqui no site.

 

Fonte: Bruna Alves / Micheli Amorim - Facilita Conteúdo

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades