Siran
Notícias

23/03/2018- Capacitação para produção de uvas em Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá


Duas sensibilizações com o intuito de formar turmas para o Programa de Viticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) foram realizadas nesta semana. A primeira, no dia 19, em Santo Antônio do Aracanguá e a segunda foi no dia 21, em Araçatuba. São 15 vagas em cada cidade.

Em 2017, Araçatuba teve uma turma do programa com 16 participantes. Eles fizeram a capacitação em sete etapas e puderam aprender desde a escolha de área e produção das mudas até comercialização. Esse grupo dará continuidade às atividades no mês de abril, segundo explica o instrutor do Senar Odenir Rossafa.

No próximo mês, serão feitas as enxertias e escolha das variedades, pois não houve tempo hábil no ano anterior. “Neste ano teremos mais uma turma, que já terá como vantagem acompanhar a parreira estruturada do ano passado na propriedade-modelo. O programa foi tão bem recebido pela região, que mais uma cidade terá a capacitação. A região é muito promissora, a gente viu por alguns estudos que as uvas consumidas na região vêm do Paraná, principalmente, ou nordeste, região do R io São Francisco. Outro ponto que favorece é que a cidade já é forte em fruticultura, com a cultura da banana”, explicou Rossafa.

O diretor do Siran e assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, Arnaldo Vieira Filho, participou da sensibilização na cidade. Ele parabenizou os produtores pela iniciativa de buscarem alternativas na fruticultura, com a produção de uva. “Vocês são lideranças que surgem no setor de viticultura na região. Também agradeço o empenho do coordenador do Senar, pois Araçatuba é uma das cidades que mais realiza capacitações no Estado”, destacou.

Para obter mais informações sobre como participar do programa de produção de uvas, o interessado pode entrar em contato com o Siran. O telefone é 18 – 3607 7826. Os programas e cursos do Senar são gratuitos e desenvolvidos na região com o apoio do Siran e das prefeituras locais.

Fonte: Micheli Amorim - Facilita Conteúdo / Assessoria de Comunicação do Siran

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades