Siran
Notícias

12/09/2018- Produtores de Araçatuba participam de curso sobre aquaponia


Qualquer perfil de propriedade, até mesmo lotes em área urbana, pode utilizar esse sistema

A aquaponia é um sistema de produção que usa a piscicultura (cultivo de peixes), e é semelhante à hidroponia, que não usa solo. O alimento das plantas advém do cultivo dos peixes, seus excrementos e restos de ração, que tornam-se materiais orgânicos, para serem utilizados na hortaliça. A água é reutilizada, uma vez que ela passa pelas hortaliças com matéria orgânica e volta para os peixes purificada.

Além de promover mais produtividade e otimização de recursos na propriedade, a aquaponia também se destaca pela sustentabilidade. Após ter sido um dos destaques do espaço Agro Siran na Exposição Agropecuária de Araçatuba deste ano, o assunto foi tema de um curso de três dias, em setembro, em uma propriedade do bairro rural Água Limpa, na cidade.

Promovido pelo Senar, em parceria com o Siran, durante os três dias, os participantes puderam aprender tudo sobre o cultivo na teoria e prática e montaram uma estrutura modelo. O engenheiro agrônomo e instrutor do Senar, Odenir Rossafa, explica sobre as vantagens dessa alternativa.

 “A aquaponia pode ser utilizada para cultivar hortaliças, tomates, exceto tubérculos, como cenouras e batatas.  É um sistema mais barato que o hidropônico e qualquer perfil de propriedade pode ter aquaponia, até mesmo lotes dentro da cidade, com sistemas compactos que utilizam caixas d’água”, diz Rossafa.

Ele também destaca que os produtos desenvolvidos dessa maneira, têm tido mais procura, justamente pela maneira sustentável em que é produzido. Para saber quais cursos como esse estarão acontecendo na região, basta acessar o link “Agenda” aqui no site ou acompanhar as novidades nas redes sociais.

Fonte: Micheli Amorim - Facilita Conteúdo / Assessoria de Comunicação do Siran

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades