Siran
Notícias

21/12/2018- Lei concede ao Siran gestão de área do Recinto Clibas de Almeida Prado


A lei que autoriza a concessão de direito real de uso da área de terra caracterizada como Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado ao Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) foi sancionada hoje, dia 21, pelo Prefeito de Araçatuba Dilador Borges. A área de 23,30 alqueires fica localizada na Avenida Doutor Alcides Fagundes Chagas, nº 600 e será gerida pelo sindicato por 20 anos.

No ato, que reuniu secretários municipais e diretores do sindicato no gabinete do prefeito, o presidente do Siran, Fábio Brancato, salientou que essa concessão representa a luta de muitos anos. “Não havia segurança para investir, hoje, com a lei aprovada e sancionada, sim. A vinda da ABQM, e de outras parcerias que queremos realizar, será um marco muito importante, porque trata-se de uma área nobre que vamos torná-la viável. Não vamos usar mais aquele espaço somente uma vez no ano; sem ter nada de novo construído, já temos a projeção de mais de seis eventos. Quando começarmos a fazer a terraplanagem, acreditamos que surgirão mais investidores para serem nossos parceiros”, destaca o presidente.

Ele também lembrou do empenho dos criadores da região para que essa conquista se tornasse realidade. “Há três anos, quando o Marco Viol ainda era presidente do sindicato, o senhor José Macário Perez Pria, juntamente com o Jamil Buchalla Filho, explicaram sobre os eventos da ABQM e sobre o quanto as atividades poderiam mudar a cidade e região. Graças a Deus estamos hoje concluindo essa parceria”, finalizou.

José Macário Perez Pria é criador da raça quarto de milha, co-fundador, conselheiro e ex-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), participou do ato e falou sobre as expectativas. “Essa parceria representa um marco muito importante pela localização geográfica de Araçatuba, 92% dos competidores dos campeonatos moram num raio de 600 km daqui. Isso tem uma importância tremenda, um passo gigantesco para o futuro e crescimento da associação, que hoje tem 37 mil associados e somos em 120 mil criadores”, disse Pria.

O secretário de Governo e também diretor do Siran, Manoel Afonso de Almeida Filho, reforçou a importância das garantias para atrair novos investimentos. “Estamos conseguindo realizar um pleito do Siran de mais de 50 anos, meu pai já foi presidente do sindicato, em 1974, e já era discutida essa questão junto ao Governo do Estado para se ter uma segurança sobre os investimentos e trabalhar o recinto com prazos e garantias. As áreas estavam com a Secretaria de Agricultura, agora vieram para o município, acabamos de recebê-la e já estamos com essa parceria com a ABQM. Isso prova que a segurança de termos a área doada, dá para fazer parceria, investimento e beneficiar a todos”, disse o secretário.

Para assistir as provas equestres promovidas pela ABQM, a entrada é gratuita, e uma característica que não existe nos outros eventos da associação, em outras cidades, mas está sendo estruturada para Araçatuba é a presença de um parque de diversões. Nesse caso, os ingressos seriam apenas para o uso dos brinquedos. 

O diretor e ex-presidente do Siran, Marco Antônio Viol, destacou o empenho do prefeito Dilador Borges, junto ao Governador para a doação da área ao município e a atitude da Câmara dos Vereadores, em aprovar a lei. “A boa vontade e visão do prefeito foram fundamentais para a consolidação desse processo. Também gostaria de parabenizar a Câmara que ajudou muito. O Siran sempre foi uma entidade que lutou pelo agronegócio, essa foi uma luta de todos, e graças a esses eventos a nossa região vai mudar”, ressaltou Viol.

“Há 50 anos isso foi plantado, coube a nós fazermos a colheita. É um momento fantástico para qualquer gestor e gestão é feita com equipe, isso é uma amostra de tudo que temos, por trás das conquistas tem muita gente que trabalhou e continuará trabalhando para que frutifique muito mais. Quero deixar o meu agradecimento, esse é um grande ato pensando nas pessoas,Araçatuba se tornará uma vitrine. Com certeza a ABQM será uma semente para alavancar o desenvolvimento da cidade”, disse o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges.

Fonte: Micheli Amorim - Facilita Conteúdo / Assessoria de Comunicação do Siran

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades