Siran
Notícias

22/12/2018- Clementina recebe curso de jardinagem


 

Em dezembro, o Senar realizou o último curso de implantação de jardim do ano, na cidade de Clementina. A capacitação foi promovida em parceria com o Siran e a Prefeitura local, de 10 a 13. Na capacitação que mescla aulas teóricas e práticas, os 12 participantes puderam aprender a preparar corretamente o solo, fazer a adubação adequada, colocar matéria orgânica, revolver o solo e a distribuir as plantas num determinado espaço. O local escolhido para as aulas práticas foi o jardim da antiga biblioteca da cidade, que provisoriamente está sendo utilizada como almoxarifado.

O instrutor Gustavo Crivelletti explica que foram plantadas as espécies ixora, barba de serpente, cica, dionela, arborea, alpínia, bastão do imperador, palmeira locuba e ráfis.

“O primeiro passo para fazer um jardim é a preparação do solo, que inclui revolver bastante o solo, fazer uma cova generosa para o torrão da planta e depois colocar os produtos que a planta precisa para desenvolver, como por exemplo adubos com concentração de fósforo e bastante matéria orgânica”, explica Crivelletti.

O instrutor destaca que pretende ter um bonito jardim, deve ter um conhecimento básico da planta que se quer cultivar, pois, não adianta cultivar uma espécie de regiões frias num lugar de clima quente, ou em um solo inadequado.

O participante Moisés Marques de Araújo é jardineiro da Prefeitura de Clementina e gostou de saber mais sobre como distribuir as plantas. “Às vezes você faz um jardim, mas não tem conhecimento sobre as plantas, o melhor solo para elas, o clima ou informações mais específicas. O que mais chamou a atenção foi sobre a organização do jardim, o professor deu ideias novas e a gente pode melhorar com o que a gente tem”, diz o participante.

 

Fonte: Micheli Amorim - Facilita Conteúdo / assessoria de comunicação do Siran

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades