Siran
Notícias

10/04/2019- SIRAN promove visita às obras das novas pistas de provas equestres do recinto de exposições


              O SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) promoveu nesta terça-feira (09) uma visita de autoridades e de representantes da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) às obras das três pistas de provas equestres, que estão sendo construídas no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP).

 

Estiveram presentes o prefeito Dilador Borges (PSDB), o secretário municipal do Governo, Manoel Afonso, o superintendente da ABQM, Sérgio Ricardo, os conselheiros da entidade, Paulo Ferraz e José Macário Pérez Pria (um dos fundadores e ex-presidente da ABQM), além de outros representantes da associação.

 

O grupo passou pelas áreas e checou que, passada a etapa de terraplanagem, a construção está na fase de fundação. De acordo com o engenheiro civil Antônio Cunha, da empresa AC Con, responsável pelo gerenciamento das obras, a previsão é que este período dure cerca de 20 dias, quando começará a montagem das estruturas metálicas, como cercas e coberturas. Até o início de julho, quando, entre os dias 20 e 30, será realizado o Campeonato Nacional do Quarto de Milha.

 

“É a primeira visita que eu faço às obras e confesso que estou surpreso com a velocidade com que as obras estão sendo realizadas. Estamos todos ansiosos para ver estas pistas inauguradas, pois se trata de um novo e importante patamar para o agronegócio e o entretenimento de Araçatuba e de toda a região”, afirmou o prefeito Dilador Borges.

 

O superintendente da ABQM também demonstrou satisfação com o que viu. “Quando eu estive aqui, em outubro do ano passado, só tinha mato nessa área. Hoje vendo as obras, a percepção é completamente diferente. Agora sim, temos a dimensão de como o complexo vai ficar. Parabéns, ao SIRAN, por este trabalho”, comentou Sérgio Ricardo.

 

 “Estamos nos esforçando ao máximo, trabalhando inclusive aos finais de semana, para cumprir os prazos e entregar as pistas para o Campeonato Nacional do Quarto de Milha. Vale ressaltar que esta é parte final de um processo que vem de anos, quando nos articulamos para trazer a ABQM para Araçatuba. Está valendo muito a pena”, garantiu Brancato.

 

Números

 

         O contrato da parceria entre o SIRAN e a ABQM tem prazo de duração de 10 anos. Neste período, o sindicato pretende investir entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões em benfeitorias no recinto de exposições, incluindo a construção das três pistas de provas, com 6 mil m2 cada uma, e de outras três pistas de aquecimento (que também estão em construção), com 3,2 m2, sem cobertura, com piso de areia.

 

A expectativa do SIRAN e da ABQM é que a competição de julho, que vai contar com 19 modalidades, reúna cerca de 5 mil inscrições, e aproximadamente 2 mil animais. Em relação ao público, são esperadas 5 mil pessoas por dia de evento. Cálculo da ABQM indica que serão necessários 3 mil leitos da rede hoteleira para acomodar os frequentadores de cada evento. Ainda segundo a associação, o projeto de Araçatuba é o maior da América Latina relacionado a provas equestres.

 

Em agosto deste ano, a ABQM comemora 50 anos de fundação, e pretende celebrar a data justamente no primeiro evento a ser realizado em Araçatuba, em julho. Além desta competição, a entidade realiza em abril (que começou hoje e vai até domingo, 14, em Avaré) o Congresso do Cavalo Quarto de Milha, e, em outubro, o Potro do Futuro e a Copa dos Campeões e Derby.

 

O SIRAN

 

Criado em 25/10/ 1942, O Sindicato Rural da Alta Noroeste foi do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.

 

Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.

Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades