Processamento caseiro de banana é tema de curso gratuito em Buritama
17 de abril de 2024
ABNT apresenta novas Práticas Recomendadas para provas equestres do Quarto de Milha e transporte de equídeos
17 de abril de 2024

SIRAN representa os produtores rurais no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araçatuba

O diretor do SIRAN, José Antônio Ribeiro, e o presidente Thomas Rocco passaram a ser integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de Araçatuba (SP). Os dois foram empossados ontem (17) em cerimônia realizada no Salão Azul do Paço Municipal, com a presença de diversas autoridades da cidade, entre elas o prefeito Dilador Borges (PSDB), a vice-prefeita Edna Flor (Cidadania), o secretário de Desenvolvimento Agroindustrial e de Governo, Arnaldo Vieira Filho.

Ribeirão é membro efetivo e Rocco, suplente, juntamente com outros 22 integrantes, sendo 16 deles da sociedade civil 8 indicados pelo poder público. Na direção odo conselho estão Lázaro Eduardo Pereira (presidente), Osmarina Francisco de Souza Tagliacolo (vice-presidente) e Joel Lourenço (secretário).

“A minha participação e do Thomas no Comsea é uma oportunidade para destacar a importância do agronegócio nesse circuito de segurança alimentar, cooperando nas ações junto ao conselho e ressaltando a representatividade do produtor rural por meio do SIRAN”, afirmou Ribeiro.

A função de conselheiro é considerada de interesse público relevante e não será remunerado a qualquer título, ficando expressamente vedado o recebimento de qualquer gratificação, bonificação ou vantagem. A nomeação ocorre conforme o Decreto nº 22.872 de 14 de julho de 2023, nos termos da Lei Municipal nº 7.184 de 5 de outubro de 2009.

O SIRAN

Criado em 25 de outubro de 1942, o SIRAN é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.

Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.