Segurança no uso correto de agrotóxicos é destaque no programa do Senar em Araçatuba
28 de abril de 2024
SIRAN vai promover 2º Café com Associados
28 de abril de 2024

Feira do Produtor Rural de Araçatuba é reinaugurada com mais 11 expositores

O SIRAN, o sistema Faesp/Senar-SP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), e a Prefeitura de Araçatuba (SP) reinauguraram na terça-feira (24), na praça Getúlio Vargas, a Feira do Produtor Rural. A ação ocorre sempre nesse dia da semana, das 16h às 20h.

A feira estava com apenas cinco remanescentes dos participantes iniciais e volta às atividades com o total de 16 expositores. A mudança é resultante da implementação de novo programa da Feira do Produtor em 2023. As novas variedades incluem produtos defumados, embutidos, café, frutas, verduras e artesanati, sendo itens que vêm diretamente do campo para a mesa do consumidor.

O presidente do SIRAN, Thomas Rocco, esteve presente e ressaltou a parceria entre a entidade e o Senar. “Uma parceria muito sólida, estratégica e de muitos anos quando falamos de SIRAN, Senar e Faesp. Os produtores rurais têm as suas vidas completamente transformadas pelos cursos realizados, e na feira do produtor rural é possível ver a evolução de cada um”, afirmou.

“Um dos objetivos principais do curso é fazer com que o produtor rural venda seu produto direto ao consumidor, sem intermediários e dessa forma obtendo uma lucratividade melhor e proporcionando um produto fresco ao cliente”, destacou a instrutora Mariley de Castro.

No decorrer da ação, os participantes aprendem normas e técnicas para a organização do ambiente da feira, a venda de produtos, a identificação dos produtos existentes na propriedade, planejamento da produção, fabricação e manipulação de alimentos, exposição de produtos, construção dos estandes de bambu, técnicas de comercialização e gestão do negócio.

A produtora rural Cristiane Sakuma relata que o curso agrega valor e visibilidade para o produtor. “Passar pela capacitação é necessário para todos os produtores, pois aprendemos a agregar valores, planejar custos, atender o público e cuidados com a higienização dos alimentos e produtos”, afirmou.

Em cada local em que a feira é organizada proporciona uma transparência maior aos pequenos e médios produtores rurais, diminuindo essa distância entre consumidor e produtor. “É bonito prestigiarmos grandes lavouras e áreas rurais mundo a fora, mas essa feira é muito importante para apoiar o pequeno e médio produtor rural da nossa região, pois são eles que garantem alimento de qualidade e acessíveis a nós consumidores”, afirmou o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges.

SIRAN

Criado em 25 de outubro de 1942, o SIRAN é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.

Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.