O SIRAN realizou no dia 9 de novembro o 2º Café com Associados, evento direcionado a produtores rurais filiados, parceiros e autoridades. O presidente da entidade, Thomas Rocco, recebeu os participantes na Casa do SIRAN, no recinto Clibas de Almeida Prado, onde fez um balanço das ações realizadas pela atual diretoria, no biênio que está se encerrando.
Rocco explicou que houve uma setorização das áreas de atuação da entidade, sendo que cada diretor ficou responsável por uma, como marketing, segurança, bioenergia, equestre, pecuária e agricultura etc. “A primeira coisa que fizemos, junto com essa setorização de diretoria, foi conectar a marca do SIRAN com o produtor rural”, disse Rocco.
De acordo com o líder classista, os gestores focaram na conexão com o associado, ampliando para além da realização da Exposição Agropecuária (Expô Araçatuba). “Então, foi importante trazer de novo essa missão de defesa do produtor. Ou seja, tudo o que SIRAN faz hoje é em função do produtor rural, é para defendê-lo”, argumentou.
Rocco citou ainda que, com o passar dos anos, a entidade que era ligada aos pecuaristas, passou a receber produtores rurais de outras culturas, e de todos os tamanhos, e por isso houve a necessidade de um novo olhar. Ele destacou o papel de todos que contribuíram para o sindicato chegar ao que é hoje. Com mais de 80 anos, o SIRAN é uma das mais antigos e tradicionais entidades representativas do agronegócio brasileiro.
Crescimento e fronteiras
Ainda de acordo com o presidente do SIRAN, nos últimos dois anos houve crescimento de 27% no número de associados, mudando o perfil, que passou a ser mais jovem. Atualmente, a entidade conta com 370 associados e a meta, segundo Rocco, é chegar a 1000 nos próximos anos.
“Com mil sócios, nós seremos uma entidade que vai ser muito mais forte, muito mais representativa e com muito mais força para que a gente possa desenvolver a região, trazer melhorias”, disse.
Ele citou ainda as parcerias com a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), Senar-SP, Secretaria da Agricultura do Estado e com a Prefeitura de Araçatuba, que são importantes para a realização do trabalho em favor dos associados e do setor no geral.
Outro destaque feito por Rocco foi o alcance da marca do SIRAN, que chegou até na China, de acordo com ele, deixando de ser apenas local. Isso tem sido feito por meio de reportagens e entrevistas para emissoras de TV, rádio, mídias setorizadas e outros meios de comunicação, segundo o presidente do SIRAN.