“O desenvolvimento dessas cidades onde o Siran atua se deu por meio do agronegócio, então é importante eleger governantes que estejam olhando para ações que venham fortalecer e dar melhores condições ao produtor rural”
O Siran está há mais de 80 anos ao lado do produtor rural, com atuação em 15 municípios da Alta Noroeste Paulista a partir de Araçatuba (SP). Nossa chancela sobre os assuntos referentes ao agronegócio é reconhecida por nossa comunidade e pelos principais veículos de comunicação do Estado de São Paulo.
Neste período de eleições executivas e legislativas municipais, estamos atentos aos candidatos que irão atuar para um agro cada vez mais desenvolvido, responsável, agregador, gerador de riquezas e oportunidades em todo o seu ecossistema de produtividade. Isso reflete em melhorias e benefícios para as cidades onde atuamos e também de forma indireta, para toda a cadeia do setor.
Estamos vivenciando dois anos de pressão e insegurança, e por isso, é importante que os futuros governantes tenham o compromisso com as pautas principais do agronegócio como a tolerância zero com as invasões de terra na nossa região, para preservar um dos princípios fundamentais da nossa Constituição Federal e o que há de mais sagrado no campo: a propriedade privada, que gera segurança alimentar, sobrevivência, desenvolvimento, oportunidades e respeito à atividade do produtor rural responsável por alimentar a todos.
Da mesma forma, há a importância de se olhar para as ações de segurança rural. Nos últimos anos, os proprietários rurais têm sido constantemente assolados por furtos e roubos, que têm perturbado os produtores e impactado diretamente a produtividade, prejudicando da fazenda à mesa das pessoas.
Assim, praticar políticas integradas que fortaleçam a Polícia Militar, a Patrulha Rural, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental, é fundamental para que o produtor rural tenha mais segurança dentro da sua propriedade. É importante que cada município fortaleça essas políticas integradas, que olhe para as associações de bairro dos produtores rurais e mantenha o diálogo entre o campo e a cidade.
Da mesma forma, promover ações que fortaleçam a saúde no campo. Os produtores rurais são verdadeiros guerreiros, que para dentro da porteira, irão entregar o melhor resultado. Porém, muitas vezes eles se esquecem de cuidar da saúde, por isso é importante que haja políticas públicas que incentivem as ações de saúde no campo.
A participação do produtor rural na política é fundamental. Os governantes deveriam sugerir no seu secretariado produtores rurais nas pastas do setor.
Investimentos na qualidade da frota de tratores, implementos que possam ser oferecidos aos produtores para auxiliar no dia a dia das atividades do campo e também para atender emergências. Constantemente há períodos de excesso de chuva com desbarrancamento de estradas e pontes. Por outro lado, também há falta de chuva ou incêndios que as Prefeituras precisam estar preparadas para atender os produtores, viabilizar o transporte da produção do campo para a cidade e também dos estudantes.
Nosso campo no Estado de São Paulo está cada vez mais desenvolvido e habitado por famílias que trabalham na sua propriedade.
Fortalecer os conselhos municipais, principalmente quando se olha para a área de alimentação. Fomentar ações que fortaleçam o pequeno produtor rural, para que haja a condição de desenvolvimento e geração de riqueza em todo ecossistema do agronegócio, pequenos produtores bem desenvolvidos e gerando oportunidades são fundamentais na estrutura do agronegócio.
Eventos do setor, feiras agropecuárias, rodadas de negócio entre os produtores e todos os tipos de ações que fomentem o agronegócio e que tragam condições competitivas para que os produtores possam renovar seus maquinários, tratores e implementos e terem acesso à genéticas de qualidade para as diversas culturas. O que os nossos governantes puderem fazer nesse tipo de ação que fomente eventos voltados ao agronegócio será muito bem-vindo!
Ao longo das décadas o Siran faz e continuará fazendo a sua parte na defesa do produtor rural, mas é preciso um setor público forte e militante no agronegócio, que está no DNA da nossa região.
O Siran está sempre de porteiras abertas a todos os candidatos que tenham interesse de fortalecer o setor.