Siran e Unimed fecham parceria para plano de saúde para produtores rurais
23 de julho de 2024
Expô Araçatuba terá o principal campeonato de montarias em touros do Brasil
23 de julho de 2024

Polícia Militar apresenta ações para segurança no campo em encontro no Siran

Associados tiveram uma oportunidade única para debater temas como o programa Vizinha Solidária, o controle de javaporco e a prevenção de queimadas

O presidente do Siran, Thomas Rocco, recebeu na manhã desta quarta-feira (29) vários associados no recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), para discutir temas relacionados à segurança no Campo, em mais uma edição do “Café com o Presidente”, encontro promovido pela diretoria da entidade para se aproximar do produtor rural.

Foi uma oportunidade única, já que o evento contou com a presença da comandante do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), Adriana Roledo Beluzo, e de todos os comandantes de municípios da Polícia Militar, de representantes da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros.

Aproveitando a oportunidade, foi apresentada uma parceria firmada entre o Siran e a Unimed, por meio da Plural Saúde, para atender os associados com condições privilegiadas. Os interessados já podem entrar em contato com o Siran para mais informações.

Vizinhança Solidária

O primeiro assunto discutido foi a segurança no campo, com a apresentação do programa Vizinhança Solidária, que aproxima a comunidade da Polícia Militar, criando grupos de contato direto para troca de informações que auxiliem nas ações de segurança, tanto na área urbana como na rural.

Segundo o que foi informado, esse programa já conta com vários proprietários rurais incluídos, em Araçatuba e em outros municípios da região, e está disponível para os demais interessados. Os participantes do encontro puderam interagir e, entre as sugestões apresentadas, está a inclusão de representantes das usinas no grupo, já que há inúmeros canaviais na região.

Também foi sugerida a formação de grupos de proprietários e entidades para custear a instalação de câmeras de monitoramento de longo alcance na área rural, para auxiliar na prevenção à criminalidade

Javaporco

O segundo assunto tratado foi o controle de javaporco, espécime exótica que traz grandes transtornos para os produtores rurais, devido aos estragos que causa nas lavouras. O representante da Polícia Militar Ambiental explicou que a caça a esse tipo de animal é regulamentada e pode ser praticada, por pessoas devidamente cadastradas.

Não há restrição para a forma de captura e abate do javaporco, ou seja, podem inclusive serem utilizadas armadilhas e cães para a caça, desde que esses métodos não causem sofrimento aos animais.

Outro alerta feito pela Polícia Militar Ambiental é que filhotes provenientes de cruzamento de javaporco com outros animais de espécies nativas, como o próprio porco, não podem ser criados em cativeiro. Nesses casos, ao ser detectado o cruzamento desses animais, os filhotes devem ser eliminados logo após o nascimento, para não haver risco de autuações ao proprietário rural durante fiscalização.

São Paulo sem fogo

O último tema debatido foi a prevenção a queimadas na área rural, tendo a participação de um representante do Corpo de Bombeiros, que apresentou o programa São Paulo sem Fogo, que é a ação desenvolvida em todo Estado pelo Corpo de Bombeiros.

Houve destaque para a importância das brigadas de incêndio para atuar no combate às chamas, quando as queimadas ocorrem, já que a estrutura disponível pelos bombeiros é destinada ao atendimento na zona urbana, onde há hidrantes para abastecer os caminhões.

Aproximação

Rocco considerou o encontro de grande importância, pois permitiu aos associados tirar dúvidas que são comuns aos proprietários rurais sobre diversos assuntos. Além disso, foi uma oportunidade de networking entre os associados e as autoridades e entre eles mesmo, para troca de ideias e conhecimento.

Ao término do encontro, ele fez questão de agradecer a participação de todos e destacou a importância de promover essa aproximação das autoridades com o produtor rural. “A Polícia Militar, a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros, junto com o Siran, instituição que cuida dos produtores, fazendo essa aproximação, para que possamos estar preparados para enfrentar algum problema quando a gente tiver, fechando o ciclo da segurança rural”, disse.

Participantes

Segundo que foi informado, sargentos de 15 cidades da região estiveram presentes, se colocando à disposição da comunidade para atuar de foram integrada em prol dos produtores rurais.

Além da coronel Adriana, estiveram o major Antônio Lino Neto; o major Jesus; o major Renê; o major Romansini; o major Nascimento; o capitão Tropaldi; o capitão Valdomiro; o capitão Diogo; o capitão Caldeira; o capitão Jean; o capitão Bachiega; o capitão Spina; o capitão Josemar; o capitão Fernando; o capitão Lugão; o tenente Ernica, o tenente Duarte; o tenente Benetti; e o tenente Gabriel.

Entre o público convidado, o secretário municipal de Governo, Arnaldo Vieira Filho, o Dindo, representou o prefeito Dilador Borges (PSDB). Também participaram os advogados André Milton, Queiroz e Daniel Barile, pelo escritório de advogados Salomão; Antônio Cesar Salibe, pela Udop; líderes da Unimed; Antonio Rodrigues, da Jet Máquinas; Guilherme, da Falcon Armas, e Vitória, da Javali Documentos, que são parceiras do Siran.