Suspensão do Plano Safra preocupa produtores e ameaça segurança alimentar
26 de fevereiro de 2025
Siran Summit 2025 destaca região de Araçatuba como polo estratégico do agro
28 de maio de 2025

Novo complexo da Coopercitrus irá melhorar a vida do produtor rural, segundo o Siran

Lançamento da pedra fundamental do investimento de R$ 100 milhões teve a presença do secretário de Estado da Agricultura, Guilherme Piai

A construção no novo Complexo Agropecuário da Coopercitrus (Cooperativa de Produtores Rurais) entre Araçatuba e Birigui irá melhorar a vida do produtor rural da região, segundo o presidente do Siran, Thomas Rocco. O investimento de mais de R$ 1 milhões foi anunciado na semana passada.

Na manhã desta terça-feira foi realizada a inauguração da pedra fundamental, cerimônia que teve a participação de várias lideranças, incluindo o secretário estadual de Agricultura, Guillherme Piai,  que esteve em Araçatuba exclusivamente para o evento, representando o governador Tarcísio de Freitas.

O projeto contempla uma moderna fábrica de ração, um TRR (Transportador Revendedor Retalhista) para distribuição de combustíveis, uma loja de insumos agropecuários e um espaço de atendimento aos cooperados. A previsão é de que a construção seja concluída em dois anos e gere aproximadamente 130 empregos diretos e indiretos.

Benefícios

Durante a cerimônia, o presidente do Siran destacou que a Coopercitrus é uma das maiores cooperativas do Brasil e que esse novo complexo vai beneficiar todos os produtores da região. Ele também citou a conexão entre o Siran e a Cobrac, cujos presidentes e associados sempre passaram pelas entidades.

“Então quando a gente olha que Araçatuba vai receber esse investimento robusto, vai melhorar a região, vai melhorar a vida nossa, dos produtores rurais, a gente tem mais uma opção para fábrica de ração, para distribuição de óleo diesel, para que a gente também possa ter uma fábrica de ração de alto nível. Então é sensacional!” , comentou.

Centro de tecnologia

O presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, Matheus Marino, confirmou que a cooperativa vê a região de Araçatuba como um polo regional do agro, por isso está investindo na instalação desse novo complexo agropecuário.  “Vamos trazer o que há de mais moderno para atender os produtores da região de Araçatuba, que é um polo regional do agro ”, comentou.

Ele explicou que a cooperativa tem visão de longo prazo e que a instalação desse novo complexo é resultado de um processo iniciado há bastante tempo, pois existe cautela nos investimentos. Porém, afirmou que tem certeza que a região é muito

próspera e trará retorno no curto prazo, beneficiando o produtor. 

Marino comentou ainda que a Coopercitrus é uma empresa de tecnologia e que o papel das cooperativas é fazer com que essa tecnologia vá para dentro das propriedades, que entregue resultados, reduza os custos e aumente a produtividade e os padrões de qualidade dos produtos.  “O que nós queremos com esse investimento realmente é auxiliar o agricultor no dia a dia, tornar o agricultor mais próximo” , afirmou.