Siran
Notícias

15/05/2018- 8º levantamento da CONAB para a safra brasileira de grãos


A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), prevê uma produção nacional de 231,6 milhões de toneladas para 2017/18, redução de 2,1% em relação à safra passada e 1,3% elevado ao levantamento anterior, resultado do avanço da colheita da soja e do milho primeira safra, que têm confirmado boas produtividades. Este foi o oitavo levantamento feito pela companhia.

Safras

Houve uma melhora na estimativa da produção, área e produtividade do algodão em relação à safra anterior e também na comparação com o último levantamento, graças às condições climáticas que vem favorecendo a lavoura.

O arroz, com a maior parte da produção colhida, os números apontam para um volume de 11,5 milhões de toneladas, 6,5% menor do que o registrado em 2016/17. Já a 1ª safra do milho, com 26,3 milhões de toneladas, deve ser 13,8% inferior à safra passada, em razão da menor área plantada e produtividade. Na segunda safra, a semeadura seguiu o ritmo da colheita da soja, que experimentou atrasos  no transcorrer do seu desenvolvimento, tanto por plantio quanto pela colheita. Estima-se uma redução de aproximadamente 4,5% na área plantada, e 6,6% na produção com o milho em comparação com o que ocorreu no exercício passado.

Soja

Com a melhora nas estimativas de produtividade no Matopiba, a expectativa de produção de soja alcança recorde de 117 milhões de toneladas, 2,6% superior à safra 2016/17.

Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades