Siran
Notícias

06/11/2017- A erradicação da vacina de febre aftosa


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o plano estratégico final do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). O objetivo é a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Luiz Henrique Barrochelo, diretor da Defesa Agropecuária de Araçatuba, explica que, atualmente, o país é livre da febre aftosa e que existem vários fatores que motivaram a retirada da vacina, um deles é o comercial. Vários países embargam a carne brasileira com osso e animais vivos, porque o país é livre da doença, porém(,) com vacinação. “Se fôssemos livres sem a vacinação, teríamos um status maior. Haveria mais segurança para quem vai comprar do Brasil, principalmente carne sem processamento. O Brasil exporta muito, mas a grande parte é processada e sem osso. Há estados com mais de 20 anos sem a doença, é o caso de São Paulo”, diz o diretor.

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa provocada por vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovirus. Resistente ao congelamento, só fica inativo em temperaturas superiores a 50º. Pode sobreviver em forragens contaminadas e no meio ambiente. Ela é caracterizada, principalmente, pelo estrago econômico que provoca ao criador, porque se alastra com muita facilidade. O bovino perde muito peso, porque ele não consegue comer, nem mesmo andar. Barrochelo também explica que a retirada da vacina vem junto com diversas ações de segurança, como, por exemplo, maior fiscalização de trânsito, de barreiras e fronteiras, para manter um controle mais rígido do que ele já é hoje. “A vacina é uma ferramenta de segurança para ajudar. Com a retirada, teremos que colocar outras mais fortes, por isso, há um plano extenso de várias ações até chegar à condição de retirada.”

Em caso do criador detectar animal contaminado, a notificação é obrigatória. Se a comunicação ao serviço veterinário oficial não foi feita, está sujeito a penalidades.

IMPORTANTE

Com o plano de erradicação da vacina de febre aftosa, houve alteração no calendário de vacinação. Confira quais animais devem ser vacinados e em que mês:

 

Novembro 2017

Todos os animais

Maio 2018

Todos os animais

Novembro 2018

Animais de até 24 meses

Fonte: Micheli Amorim/Facilita Conteúdo

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades