Siran
Notícias

08/12/2016- Arte no campo


 Para a maioria dos produtores rurais, a palha do milho não tem valor e é descartada. Mas essa não é a prática da entrevistada do mês na série do Siran “Nossos Produtores”, a empresária da Palhas Fashion, Eunice Brito Doná, de Birigui.
Com criatividade,ela transforma o que antes era visto como lixo em luxo. São chaveiros, flores e peças que podem ser utilizadas como enfeites em calçados, além de peças por encomenda e específicas para as várias datas comemorativas do ano, como, por exemplo Natal.
“Eu já fazia vários tipos de artesanato e comecei a usar a palha do milho por curiosidade. Eu vi umas bonequinhas feitas com o material num programa de televisão e fiz algumas também. Daí,procurei as entidades voltadas para o calçado,em Birigui, para desenvolver algum produto com a palha e que pudesse ser usado no calçado”, conta Eunice.
Ela também buscou o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) da cidade, onde pôde complementar seus projetos se organizando com relação a fluxo de caixa, controle de estoques e planejamento.


MUNDO FASHION
Ela buscou a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), sediado atualmente no Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi). Em 2007, existia um projeto da entidade que atendia empresas de calçados e, naquela época, as coleções a serem lançadas utilizariam componentes com apelos da natureza. Foi quando a estilista Érika Ikesile cruzou seu caminho e a buscou para desenvolver produtos que fizeram parte de seu desfile no São Paulo Fashion Week.
Em 2012, recebeu um convite para fazer consultorias e participar doespaço By Brasil noInspiramais(Salão de Design e Inovação de Materiais). Nessa ocasião, foram vários produtos criados especialmente para a exposição da designer e blogueira Chiara Gadaleta, que teve como tema: “Mundo de Gogoia: mãos do meu Brasil”, ondeenfatizou o melhor da criatividade brasileira.
“No início eu tinha muito medo de não vender, do produto não ter aceitação. As pessoas que conviviam comigo não acreditavam que daria certo”, relata a artesã.


LEMBRANÇA DE BIRIGUI
Atualmente, seu foco de desenvolvimento não está em componentes, devido às mudanças nas tendências de moda e a crise na indústria do calçado. Porém, ela desenvolveu vários outros produtos que fazem o maior sucesso na cidade. A palha do milho unido a cabaças dá origem a lindos presépios, além de anjos de vários tamanhos.Sua mais nova criação é a lembrancinha de Birigui. “Várias pessoas me diziam que não havia uma lembrancinha para os visitantes do polo calçadista. Inspirada na concha acústica da praça Dr. Gama e utilizando uma base de madeira fiz a lembrancinha. Sempre usando esse cenário, variando os personagens, como o sapateiro e o músico, que são feitos com a palha do milho”, explica.


VENDAS
A produtora é uma das participantes da Feira do Produtor Rural de Birigui, que fica na praça da avenida Governador Pedro de Toledo. Lá Eunice já vende pães, roscas e tapiocas e pretende levar seus artesanatos também.
“O sucesso do meu trabalho se deve às pessoas do mundo da moda que dão incentivo. Também à criatividade e minha vontade de desenvolver coisas novas”, descreve. Também é possível conhecer seus trabalhos por meio de sua página noFacebook.
A série “Nossos Produtores” tem por objetivo destacar aqueles (as) que se dedicam à atividades ou segmentos do campo que não são predominantes na região. Mostrando curiosidades, trabalhos diferenciados e iniciativas.

Fonte: Micheli Amorim - Facilita Conteúdo

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades