Siran
Notícias

23/03/2018- Especialista da Esalq-USP fala sobre o agronegócio em encontro empresarial de Araçatuba


O 2ºEncontro Empresarial Internacional de Araçatuba e região foi realizado no Espaço Cultural SEBThathi e reuniu palestrantes de diversas áreas para falar de perspectivas, investimentos e tecnologia. O evento foi realizado pela Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (Acia), Prefeitura de Araçatuba e Associação dos Municípios da Alta Noroeste (AMA). Contou com o apoio do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), União dos Produtos de Bioenergia (Udop), Esalq/USP e parceria com a escola SEB Thathi e The Partners.

O presidente do Siran, Fábio Brancato, participou da mesa de abertura e destacou a importância de discutir os potenciais da cidade e região, que antes era reconhecida pela pecuária e hoje se destaca por inúmeros outros segmentos.

A primeira palestra do evento foi com o tema “Agronegócio em Alta”, com o professor sênior, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Esalq–USP. Ele abordou sobre o uso da terra em suas diversas possibilidades. “O Brasil é o único país que tem potencial para suprir esse aumento absurdo da população mundial. Será necessário aumentar a produção de alimentos em 40%, e para isso ser possível, é necessário o manejo de solo adequado. Principalmente, no ponto de vista químico, por meio de práticas corretivas como calcário, gesso, fósforo e de práticas de manutenção como adubação mineral”, detalhou o especialista.

Ele também disse que Araçatuba é uma região privilegiadapor possuir várias unidades energéticas, tendo inclusive a Udop como órgão centralizador de todo o setor. “É uma região fabulosa para a cana-de-açúcar, para grãos e também na parte da pecuária.Os solos, assim como em muitos lugares do Brasil, são pobres no ponto de vista químico, mas têm boas características físicas. Tem relevo, tem profundidade. O grande problema, realmente, é atentar para correção do solo, para o manejo químico adequado e são coisas tradicionais que as pessoas não procuram valorizar”, explicou Queiroz.

Também tiveram palestrantes sobre a importância do jurídico no mundo moderno, comunicação no mundo atual, economia, empresas e negócios, energia fotovoltaica, setor social e empreendedorismo.

Fonte: Micheli Amorim - Facilita Conteúdo / Assessoria de Comunicação do Siran

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades