Siran
Notícias

08/11/2017- Feira do Produtor Rural é sucesso em Araçatuba


Berinjela, couve-flor, colorau, milho, hortelã, limão, alface, cebolinha, maxixe, jiló e quiabo foram apenas algumas das variedades encontradas pelo público que prestigiou a inauguração da Feira do Produtor Rural de Araçatuba, que aconteceu no dia 7 de outubro. Todas as terças-feiras, das 17h às 21h, na Praça Getúlio Vargas, haverá 17 estandes com produtos fresquinhos, direto do campo para o consumidor. A novidade é resultado de um programa, com o mesmo nome, que capacitou os produtores sobre normas e procedimentos para a organização do ambiente da feira e venda, a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como o planejamento da produção, as boas práticas de manipulação de alimentos, técnicas de comercialização, exposição de produtos e gestão do negócio.

Marco Antônio Viol, presidente do Siran, destaca que a feira traz uma inovação, amparada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Também tem o apoio do Siran e da Prefeitura de Araçatuba, que são fundamentais, principalmente pela segurança. “Temos uma novidade em termos de feira, ao mesmo tempo e agregando valor ao produtor, que é o mais importante. Eles aprenderam a fazer seus produtos chegarem diretamente aos consumidores, eliminando atravessadores e com boa qualidade, além disso, ganham uma renda a mais”, explica.

APRENDIZADO

“O aprendizado foi muito bom e proveitoso. Esse contato direto com o cliente é bacana, porque ele é quem dita o mercado”, disse a produtora Cristiane Sakuma. Gabriela Lonardoni é outra produtora que saiu satisfeita e surpresa com a receptividade da população. A propriedade da família, antes era focada na pecuária e tinha desperdícios com produtos que não eram comercializados; por causa da capacitação, serão todos vendidos na feira. “Agora a gente respira fundo e diz: deu certo! Porque foram longos meses de curso, não é fácil. No começo não acreditava que fosse dar certo, mas agora chegamos aqui, vemos o nosso produto sendo valorizado, é uma conquista muito grande”, compartilha Gabriela.

Manoel Francisco Pedroso da Costa foi um dos consumidores que ficou feliz com a oportunidade de aproveitar o passeio para fazer compras. “Eu estou achando muito legal, porque além de ser um lugar que tem grande fluxo de pessoas, é um negócio diferente. Agora vou aproveitar que trago meu neto pra passear e fazer a feira”, diz Costa.

Leonilda Santa Terra vai à praça diariamente para prática de exercícios e adorou a novidade. “Agora vou aproveitar para também gastar, comprar umas verduras e frutas. Achei muito boa a ideia, muito gostoso. A gente vem e compra as coisas, encontra os amigos e passam as horas”, disse Leonilda.

O prefeito de Araçatuba Dilador Borges também visitouos estandes. “Eu me senti emocionado, porque eu vim desse meio. É uma satisfação ver tantos produtores com os estandes organizados e alegres. A gente vêno olhar dessas pessoas novas perspectivas. Num momento em que a gente achava que feira estava morrendo em Araçatuba, ela renasce de uma maneira mais alegre. Dá pra perceber que os próprios consumidores estão gostando muito”, ressaltou o prefeito.

Fonte: Micheli Amorim/Facilita Conteúdo

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades