Siran
Notícias

19/04/2017- Fórum SIM reúne produtores e empresários do setor de alimentação


 Aconteceu no dia 11 de abril, na Casa da Palestra do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, o Fórum SIM (Serviço de Inspeção Municipal): Oportunidades de Negócios. O foco foi orientar sobre o propósito da inspeção, assim como os perigos de doenças transmitidas por meio de alimentos de origem animal.

O SIM tem por objetivo proteger a saúde da população, inspecionando os produtos de origem animal transformados e comercializados no município de Araçatuba.De acordo com o assessor executivo da Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial, Arnaldo Vieira Filho, esse trabalho visa garantir a segurança alimentar, por meio da fiscalização e controle de qualidade dos alimentos, e valorizar a produção local.

O presidente do Siran, Marco Viol, explicou sobre a importância dos produtores terem o selo da inspeção para aumentar o valor agregado. “Na gestão do prefeito anterior (Cido Sério-PT), o sindicato esteve engajado na busca por um entendimento para a implantação do serviço de inspeção. Fomos até Presidente Prudente, de atuação parecida com a nossa, e analisamos a viabilidade do projeto. Precisamos entender que isso não tem o propósito de fiscalizar e punir ninguém, mas, sim, garantir as condições ideais de vendas de produtos, valorizando os empresários da cidade e fazendo girar a economia local”, explicou Viol.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), compartilhou um pouco de sua trajetória no campo, das dificuldades que um produtor rural atravessa para se consolidar e incentivou os presentes a investir nas  melhorias para obter mais sucesso. “Precisamos de nos conscientizar para agregar valor e não ter medo. Temos que levantar a bandeira da indignação e mostrar que não tem linguiça com papelão. Não é justo uma classe inteira sofrer por causa dos erros de uma minoria, como sofremos recentemente no agronegócio. Cabe a cada um de nós trabalharmos para valorizar ainda mais nosso setor”, disse o prefeito, referindo-seà crise da carne.

Perigos

Iveraldo Dutra, médico veterinário da Unesp, destacou que 70% das novas enfermidades ou agravos decorrem de doenças dos animais ou pelo consumo de produtos de origem animal, tais como doença da vaca louca, febre aftosa, gripe aviária e gripe suína. “Ter o SIM é uma transformação muito grande para a cidade. Ainda nos surpreende o número de pessoas que sofre com cisticercose, doença transmitida por meio de carne malpassada. A qualidade da proteína animal já é definida na origem, por isso, na Unesp, temos o projeto de boas práticas pecuárias com controle de riscos à saúde bovina, saúde coletiva e ao meio ambiente, para trabalhar na prevenção”, disse Dutra.

Maria de Lurdes Mussa, diretora de Inspeção Municipal de Presidente Prudente, ressaltou a importância do serviço para garantir segurança alimentar, mostrou exemplos de produtos encontrados com prazo de validade vencido, mofados ou com selos fraudulentos. “Existe uma responsabilidade de cada serviço definida pela legislação sanitária vigente de acordo com a área geográfica onde serão comercializados os produtos de origem animal, isto é, municipal, estadual ou nacional. O Serviço de Inspeção Federal, por exemplo,permite comercializar em todo território nacional e até exportar”, detalhou Maria.

Ao final das palestras houve uma mesa-redondaentre os participantes. O evento foi realizado pela Prefeitura de Araçatuba e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, com o apoio do Siran, Cati, Senar, Sebrae e Unesp.

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades