Siran
Notícias

01/08/2017- IBGE começa Censo Agropecuário em outubro


 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará de 1º de outubro a 28 de fevereiro de 2018 um Censo Agropecuário, com recenseadores visitando todos os estabelecimentos do setor no País.

O coordenador de subárea do IBGE, Marco Aurélio Neves, explica que os recenseadores (profissionais/servidores do órgão) farão perguntas sobre a área, tipo de produção, tipo de criação, quantidades, uso ou não de maquinários, defensivos e irrigação e quantidade de empregados nesses estabelecimentos.

Na última segunda-feira (31/07), o coordenador esteve no Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) para uma sensibilização de alguns representantes da entidade e Prefeitura. “Os recenseadores utilizarão um smartphone com tela de tamanho mínimo de 5.7 polegadas, que permitirá a identificação de sua área de trabalho com a visualização de imagens via satélite no aparelho. O censo é importante para dar à sociedade um retrato bem-feito de como o Brasil é na vocação agrícola. Uma coisa temos que deixar bem claro: todo e qualquer dado fornecido ao IBGE, por lei, não é utilizado para nenhum tipo de fiscalização”, diz Neves.

Ele também ressalta que todos os proprietários dos estabelecimentos visitados são obrigados a prestar as informações. Nenhum questionário é divulgado individualmente. Os dados do censo se dividem no máximo, a município, com total de área dedicada a cada cultura, por exemplo. O sigilo das informações estatísticas é garantido pela lei nº 5.534/68, lei nº 5.878/73 e o decreto nº 73.177/73.

“Os entrevistadores estarão identificados com um crachá, onde deve constar a foto dele, número de documento e telefone de contato para checagem se a pessoa é entrevistadora do IBGE. Nossa preocupação é que o produtor atenda o recenseador e dê as informações corretas. Quanto melhor esse questionário sair do campo, melhor conseguiremos mostrar à sociedade todos os dados possíveis sobre o nosso País agrícola”, destaca.

As hortas dentro das cidades também responderão ao questionário do censo agrícola, pois os estabelecimentos não precisam estar localizados em bairros rurais para serem caracterizados como do segmento.

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial, o IBGE terá um posto de coleta, localizado na própria secretaria. Será um local temporário de trabalho, que servirá para dar apoio aos supervisores e recenseadores. 

Fonte: Micheli Amorim - Facilita Conteúdo / Assessoria de Comunicação do Siran

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades