Siran
Notícias

05/12/2017- Jovens de Buritama participam do programa Saúde no Campo


O Senar/Faesp, com o apoio do Siran, Casa da Agricultura e Prefeitura de Buritama, realizou nos dias 22 e 23 de novembro o programa Promovendo Saúde no Campo, promovido principalmente para jovens acima de 14 anos. Foram oito horas para abordar o tema doenças infectocontagiosas, para 30 participantes na Escola Estadual Álvaro Alvim.

A instrutora e enfermeira Jislaine Cardoso Neves explicou sobre os tipos de gripe, inclusive H1N1, hepatites B e C, meningites, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Vírus do Papiloma Humano (HPV), dengue e tuberculose pulmonar.

Para a profissional, mesmo com todas as facilidades de se adquirir informação nos dias de hoje, os jovens carecem de esclarecimentos sobre essas doenças. “A maioria acha que quando se fala de prevenção de DSTs, só vai explicar sobre a prevenção da aids ou abordar sobre gravidez. Mas tem uma série de doenças graves como o câncer de pênis, câncer do colo do útero, sífilis, as hepatites, por exemplo, que podem ser adquiridas na relação sexual desprotegida”, explica Jislene. 

SOBRE AS DOENÇAS

Os HPVs são formados por um grupo de mais de 100 vírus relacionados. Tratam-se de vírus altamente contagiosos e que podem permanecer escondidos no organismo durante vários meses e, após esse período, se manifestar com o aparecimento das lesões na região genital ou no colo do útero. Recentemente foi desenvolvida a vacina contra o HPV, mas, para ser eficaz, deve ser aplicada no início da pré-adolescência (entre 9 e 11 anos) em três doses, num intervalo de dois a seis meses.

Outra doença infectocontagiosa que foi lembrada foi a tuberculose pulmonar, uma infecção que ataca os pulmões e que atualmente tem sido fonte de preocupação das autoridades de saúde. Antes controlada, é provavelmente a doença da categoria que mais ocasiona mortes no país. O Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e tosses. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges, entre outros. 

Fonte: Micheli Amorim / Facilita Conteúdo

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades