Siran
Notícias

05/12/2017- Partilha de bons resultados no Pro-leite, em Birigui


 O Programa Pro-leite, realizado pela Faesp / Senar, capacitou 18 produtores de Birigui com o objetivo de orientar sobre o sistema intensivo de produção de leite a pasto para a melhoria da produtividade. Com o apoio do Siran, da Prefeitura de Birigui e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), os módulos começaram em fevereiro e terminaram em novembro. Os participantes puderam obter conhecimentos sobre planejamento, formação de canavial para alimentação do rebanho no inverno, manejo intensivo de pastagem, irrigação, cerca elétrica, manejo de pastagem de inverno com aveia e azevém uso da cana-de-açúcar na alimentação, qualidade do leite, entre outros. O instrutor foi o médico veterinário Paulo Roberto Rodrigues Pinto.

“Hoje a gente vê que pensava saber tirar leite, mas conduzir a propriedade para ela ser rentável é diferente. Então, esse curso nos abriu várias portas. A minha produtividade estava em torno de 250 litros por dia, hoje estou com 450 l/dia. Então, o conhecimento veio para agregar em muitas coisas. O mais marcante nesse aprendizado foi sobre custos. Antes, eu comprava, tratava e pagava, não via dinheiro; hoje é totalmente diferente, faço a receita e vejo o resultado no fim do mês, ainda sobra em torno de 30%”, explica Gilson Mario Sgove, um dos participantes.

Clóvis Vicentin Filho é o participante dono da propriedade-modelo, que além de comemorar os bons resultados, recomenda a participação a outros produtores rurais. “Esse curso é muito bom, achava que sabia, fazendo do jeito antigo. Agora, a propriedade se transformou. Antes eu produzia em torno de 16 a 17 litros de leite, em média, por vaca; hoje produzo até 21 l. A produtividade por hectare dobrou, era 5,6 mil litros agora está 11,25 mil l”, diz o produtor.

Quem também aumentou os ganhos a partir da participação no programa foi o produtor Antônio Carlos Gazola de Andrade. Antes ele só produzia leite para a fabricação de queijos, cerca de 80 litros por dia. Com a implantação das ferramentas e informações do curso ele conseguiu aumentar para 200 litros/dia.

Na edição de fevereiro de 2018, o Senar anunciará a programação e cidades para o início de novos programas desse perfil.

Fonte: Micheli Amorim / Facilita Conteúdo

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades