Siran
Notícias

31/05/2017- Processamento artesanal de leite é tema de curso em Aracanguá


 O leite é um dos alimentos mais completos e indispensáveis na alimentação humana e pode ser consumido por todas as faixas etárias. É fonte de proteína, cálcio, vitaminas, minerais e seu consumo contribui para o bom crescimento, formação dos dentes, ossos e músculos.

De 23 a 25 de maio, 19 pessoas participaram de um curso oferecido pelo Senar/ Faesp/Siran em parceria com a Casa da Agricultura de Santo Antônio do Aracanguá, onde aprenderam técnicas para o processamento artesanal de leite. Durante os três dias, João Francisco Gomes, instrutor do Senar, falou sobre os cuidados com a higiene na manipulação desse alimento, que por sua vez, é muito suscetível a contaminação. Ele também explicou como fazer a pasteurização do leite para eliminar os microrganismos, principalmente coliformes fecais, que são mais comuns e na prática, mostrou como fazer diversas receitas. “Corrigimos hábitos de higiene, tais como o correto uso de máscara e luvas; expliquei que não se deve colocar a mão na máscara, tossir na mão ou em cima de alimentos. Os participantes aprenderam a fazer diversos tipos de queijos, como por exemplo o meia-cura, requeijão de cortar e cremoso, catupiry, ricotas, iogurtes e bebidas lácteas, leite condensado, doces naturais em vidro e de cortar com sabor limão”, contou o instrutor.

Ana Carolina da Silva foi uma das participantes que se surpreendeu com a diversidade de produtos ensinados.“Eu adorei, não esperava que aprenderia tanta coisa, fiquei surpresa com tantas utilidades para o leite, do soro, da nata; vou usar muito o que aprendi aqui. O que mais gostei foi do requeijão cremoso, é uma coisa que se fosse comprar no mercado sairia mais caro, vi que eu mesma posso fazer, pois a receita é simples”, descreveu a participante.

“Achei maravilhoso, gostei de tudo, principalmente fazer o catupiry, que foi o mais curioso, pela consistência que ele ficou; além disso, a receita derefresco de soro com abacaxi”, disse a participante Gláucia Gabriela Silva Oliveira.  A realização do curso contou com o apoio da Casa da Agricultura e Prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá. Para saber quais os cursos promovidos no mês, basta acessar www.siran.com.br ou ligar no Siran, pelo telefone 18 – 3607 7826.




 

 

Fonte: Micheli Amorim - Facilita Conteúdo / Assessoria de Comunicação do Siran

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades