Siran
Notícias

02/10/2017- Programa capacita produtores sobre gestão


Gerir uma propriedade com profissionalismo é um dos maiores desafios dos produtores. Muitas vezes eles passam a maior parte do tempo dedicados a cuidar da produção e deixam de lado as análises, os levantamentos de custo ou até mesmo a avaliação, se está sendo rentável ou não a atividade. Mas, essa realidade mudou para um grupo de 12 produtores de Birigui que participa do Programa Empresário Rural, promovido pelo Senar/Faesp/Siran.  Ele é aplicado no município com o apoio da Prefeitura de Birigui, por meio do Departamento de Agricultura e Abastecimento e Casa da Agricultura.

Júlio César Marques Soares, instrutor do Senar, explica que o objetivo é difundir uma visão empresarial. Para isso, os participantes realizam aulas práticas, onde exercitam a gestão em todas as atividades, analisando os desafios de cada propriedade e as tendências. “São poucos os produtores que conseguem fazer um bom gerenciamento dos custos de produção e do capital investido. Então, o grande desafio é tornar essas informações conhecidas. O produtor acaba ocupando o seu tempo mais nas atividades operacionais e pouco no estratégico, que é essencial para qualquer tipo de negócio”, explica Soares.

O programa foi criado em 2005, atualizado em 2012; em Birigui começou em junho deste ano e terminará em dezembro. Ao final do curso, cada participante deve apresentar um projeto para sua propriedade. No primeiro módulo eles realizaram o diagnóstico da empresa, onde fizeram um levantamento geral de todas as áreas da propriedade; no segundo, concluído de 26 a 28 de setembro, analisaram a empresa rural. Nos próximos meses eles aprenderão sobre planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projeto e apresentarão o projeto desenvolvido. As aulas práticas acontecem na Estância Esperança, com foco na produção leiteira, do participante Josué Aparecido Doná.

 

Fonte: Micheli Amorim - Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades