Siran
Notícias

08/12/2016- Projeto de recuperação de mata ciliar beneficiará população


 O Projeto de Reflorestamento e Recomposição de Mata Ciliar Micro Hidrográfica do Ribeirão Baguaçu foi aprovado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, no qual o Siran faz parte. Para a execução do plano, será destinado um recurso de R$600 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O sindicato ficou com a incumbência de fiscalizar e administrar o investimento.
Segundo o presidente do Siran, Marco Antônio Viol, a região que receberá as melhorias está devastada e fica acima da captação de água de Araçatuba, nas margens do Ribeirão Baguaçu. “O reflorestamento vem ao encontro dos reais objetivos do comitê. Por isso, daremos o respaldo necessário para que ele aconteça. Nossa função será de monitorar o projeto para que tenha sucesso. O próximo passo é iniciar um processo de licitação, para que pelo menos três empresas ambientais mostrem suas propostas e comecem os trabalhos”, explica Viol. Para a realização do projeto há uma contrapartida de 10% de seu valor total.
Ele também destaca a importância desse fato para a população. “Sabemos que o Baguaçu é responsável por 70% do abastecimento de Araçatuba. Reflorestar próximo às nascentes do manancial é prevenir que a secagem das mesmas ocorra, por isso consideramos um benefício que impacta toda a população de nossa cidade”, completa.

O QUE É O COMITÊ?
Os comitês de bacia hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Sua composição diversificada e democrática contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão. Os membros que compõem o colegiado são escolhidos entre seus pares, sejam eles dos diversos setores usuários de água, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos.

Fonte: Micheli Amorim - Facilita Conteúdo

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades