Siran
Notícias

05/12/2017- RenovaBio marca 10ª edição do Congresso Nacional de Bioenergia


 A Udop realizou nos dias 22 e 23 de novembro, no câmpus da Universidade paulista (Unip), em Araçatuba/SP, a 10ª edição do tradicional Congresso Nacional da Bioenergia. Este ano, teve recorde de público e palestrantes, durante os dois dias do evento 1.564 congressistas trocaram experiências e difundiram as melhores tecnologias e sistemas de gestão em quase todas as áreas que envolvem o universo canavieiro.


Foram mais de 200 palestras e debates divididos em 13 salas temáticas. "A qualidade dos temas abordados, dos palestrantes, moderadores e, principalmente, dos congressistas consagrou, mais uma vez nosso congresso como referência na difusão de inovações tecnológicas e sistemas de gestão que já poderão ser aplicados no dia a dia das usinas e empresas a partir de hoje, o que muito nos orgulha", destaca Antônio César Salibe, presidente executivo da Udop.

O ponto alto do congresso  foi a discussão em torno do RenovaBio, um programa de valorização dos biocombustíveis que foi aprovado no dia 28 de novembro pela Câmara dos Deputados. O projeto de lei que cria a Política Nacional de Biocombustíveis foi aprovada de forma simbólica pelos deputados, após a rejeição de emendas que previam a alteração do texto, a matéria deve agora ser apreciado no Senado para que se torne lei.

O objetivo do RenovaBio é aumentar a produção de biocombustíveis no Brasil, a fim de que o país cumpra os compromissos assumidos no Acordo de Paris de redução das emissões de gases de efeito estufa. O projeto cria metas compulsórias anuais dos distribuidores de combustíveis, com a definição de percentuais obrigatórios de biodiesel que deverão ser adicionados gradativamente ao óleo diesel, e de etanol anidro que será acrescentado na produção de gasolina entre 2022 e 2030.

 “O RenovaBio é uma política que reconhece o papel dos biocombustíveis, isso significa que é uma valorização na sua capacidade de gerar energia em relação à capacidade de reter de reter gases do efeito estufa”, disse Miguel Novato, diretor de Biocombustiveis do Ministério de Minas e Energia, explica que


Novidades para 2018

Visando dar sequência na vanguarda da capacitação profissional deste segmento, a UDOP já agendou o próximo Congresso Nacional da Bioenergia, que em 2018 será nos dias 1 e 2 de agosto, também no câmpus da Unip.


Fonte: Micheli Amorim / Facilita Conteúdo com assessoria de imprensa UDOP

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades