Siran
Notícias

13/12/2017- Resultados da Feira do Produtor Rural de Araçatuba


 O encerramento do Programa Feira do Produtor Rural de Araçatuba aconteceu na última segunda-feira, (11/12), no auditório do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. Na ocasião houve a apresentação dos resultados do programa, levantamento de pontos fortes e fracos e uma confraternização. O programa foi desenvolvido pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e teve o apoio do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) e Prefeitura de Araçatuba.

Os 22 participantes receberam capacitação sobre a comercialização de seus produtos, diretamente ao consumidor. Além das aulas teóricas, eles tiveram a realização de algumas feiras para colocar o aprendizado em prática, nos dias 7, 14, 21 e 28 de novembro. Nesses quatro dias, foram 2.310 visitantes, que puderam aproveitar um mix de 169 produtos ofertados e que gerou um total de R$ 15.289,05 de faturamento. O valor médio de vendas por feira foi de R$3.822,00.

A feira está regulamentada no município, conforme Lei nº8.000 de 7 de novembro de 2017, e permanecerá às terça-feiras, das 17h às 21h, na Praça Getúlio Vargas, Centro, de Araçatuba.

Para Edson Alves Uessugui, que atua no setor rural há 13 anos, foi a primeira vez que trabalhou com feira. “O programa trouxe mais um ponto de entrega, mais um local de venda.  Eu tenho muito a agradecer ao Senar, aos instrutores que vieram; tivemos o curso de bambu, para aprender a montar os estandes, pra mim, serviu muito. Inclusive, eu tenho uma estufa que é feita inteira de bambu e quando for fazer outra, vou utilizar o que aprendi, então agradeço demais”, diz Uessugui.

A produtora Valéria Alvarenga Nakanishi já era feirante e avalia que o curso foi significativo para sua trajetória, porque trouxe novos conhecimentos, a convivência com outros produtores e troca de experiência. “A renda da minha casa vem só de feira, eu já fazia em Guararapes e agora em Araçatuba. Agregou bastante, foi muito bom, temos uma nova fonte de renda”, avalia Valéria.

“Pra mim, foi gratificante, agregou valor. Eu vendo de tudo que tem na propriedade, mas agora sem trocas, como acontece com o supermercado. Vender diretamente para o consumidor fez a diferença. Seria bom se tivesse até mais dias, não só na terça-feira”, diz a participante Antônia Leal D’Angelo.

 

*Fotos Bruno Amorim

 

 

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades