Siran
Notícias

24/04/2018- Rubiácea ganha novas perspectivas através do programa Empresário Rural


 

Em abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), promoveu o segundo módulo do Programa Empresário Rural, em Rubiácea. A capacitação é composta por dez módulos, que deverão ser concluídos em sete meses. O principal objetivo é tornar o produtor um empresário rural.

Segundo o instrutor Júlio Cézar Marques Soares, o módulo dois traz um estudo mais aprofundado do primeiro. "É uma sequência. Eles estão fazendo um diagnóstico da sua empresa rural, ou seja, levantando dados dos capitais, do patrimônio e de todos os recursos que a empresa tem", declarou Júlio.

O Programa Empresário Rural é voltado para área de gestão de patrimônio, gestão de custo, estabilidade e, principalmente, planejamento de projetos, levando ao produtor e para quem trabalha com agropecuária, uma visão empresarial sobre seu negócio. Até os anos 1990, explica o instrutor, o pensamento era "produzir resolve tudo", mas, depois, os produtores perceberam que era necessário ter o modelo de empresa e não de propriedade rural.

ESTRATÉGIA

Existe uma grande dificuldade de fazer o trabalho executivo, gerenciar custos, contabilidade, organizar a papelada e administrar. Os produtores se dedicam muito ao trabalho operacional e pouco tempo ao trabalho executivo. O curso entra na esfera estratégica, trabalha muito com a inteligência do negócio, define quais devem ser os planos, mostra o que o produtor tem em mãos e o que ele deve fazer. "O programa envolve a parte estratégica, desde o diagnóstico até o planejamento. Ele define qual será a melhor saída, com base nas informações adquiridas", explicou o instrutor.

Para o aluno Renato Braga, as informações passadas pelo instrutor estão ajudando-oa entender melhor como funciona o universo empresarial. "Estou aprendendo bastante sobre gestão de propriedade e toda parte financeira, então, essa oportunidade vem sendo de grande valor para mim", contou Braga.

A participação do produtor rural neste programa é importante, pois só assim ele vai conseguir ter uma conclusão exata do seu negócio e aumentar suas perspectivas. Vai conseguir chegar a resultados sem ter dúvidas.

 

 

Fonte: Bruna Domingos - Facilita Conteúdo

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades