Siran
Notícias

09/03/2018- Senar promove encontro sobre Programa Jovem Agricultor do Futuro


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com O Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), realizou na quarta feira, 07, um encontro com coordenadores e presidentes dos sindicatos rurais da região. O evento teve como objetivo discutir e passar as normas dos programas Jovem Agricultor do Futuro e Alfabetização. Fábio Brancato, presidente do Siran, explicou sobre a importância deste encontro. " O apoio do Senar para nós é fundamental, porque além de trazer os instrutores, que são pessoas super treinadas, que tem capacidade de colocar isso ao produtor rural, a linguagem do Senar é bem entendida por todos", disse o presidente do Siran, Fábio Brancato.

O programa Jovem Agricultor do Futuro acontece desde 2006 e trabalha com adolescentes de 14 até 18 anos incompletos. É um incentivo para que os jovens permaneçam no meio rural e continuem o trabalho dos pais. "Segurar um jovem hoje na área rural traz um certo desafio, por isso, o programa quer que esses jovens interajam conosco dentro de uma disciplina técnica, básica, com questões até de cidadania, direitos e deveres e despertar o empreendedorismo", explica Mario Antônio de Moraes Biral, superintendente do Senar. O número máximo de alunos é 35 e o mínimo 20 por turma e todos devem ser filhos de produtores e/ou trabalhadores rurais, além de ter condições de frequentar 600 horas do programa. Segundo Elton Koroiva, gestor do Senar, são 120 turmas em todo Estado. No mês de março duas cidades da região deram início ao programa, Nova Lusitânia e Piacatu. Ambas iniciaram no dia 5 e vão até novembro.

ALFABETIZAÇÃO

O programa de alfabetização foi criado pelo Senar em 1999 com objetivo de erradicar o analfabetismo em 20 anos. Com base nas mais de 300 turmas formadas até agora, este objetivo está sendo alcançado. Celeide Scalhante Martim, pedagoga do Senar, também explicou que o analfabetismo impedia os trabalhadores rurais de participar dos cursos profissionalizantes. "Visualizamos este problema e procuramos fazer o nosso papel para incluir e melhorar o trabalho de cada um", afirmou Celeide. A importância deste programa é grande, pois ajuda a incluir todas as pessoas que precisam se profissionalizar na área rural e abre caminhos no mercado de trabalho.

 

Fonte: Bruna Alves - Facilita Conteúdo

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades