Siran
Notícias

12/06/2018- Sustentabilidade é o ponto alto da 59ª Exposição Agropecuária de Araçatuba


Demonstrações de energia fotovoltaica e aquaponia são algumas das atrações que mostrarão novas tecnologias e práticas aplicadas no campo

Assim como em outros segmentos, o agronegócio vem atravessando fortes transformações e, com isso, se exige de empresários e produtores do setor novas maneiras de gerir, produzir e manter seus negócios. Segundo o presidente do Siran, Fábio Brancato, o setor rural busca caminhos cada vez mais sustentáveis de produção e que muitas vezes não são tão divulgados para a população.

Na 59ª Exposição Agropecuária de Araçatuba, popularmente chamada de Expô Araçatuba, os visitantes terão a oportunidade de se aproximar mais dessa realidade. No evento, que acontecerá de 6 a 15 de julho, haverá espaços diferenciados para o público conhecer novas alternativas adotadas no campo e práticas que priorizam a preservação do meio ambiente. “O produtor tem procurado maneiras mais adequadas e sustentáveis de produzir, por meio da energia renovável, com cultivos naturais e com as tecnologias empregadas no campo que podem facilitar e melhorar sua qualidade de vida.Um desses exemplos é a aquaponia, que é uma maneira de criar peixes e hortifrútis de modo mais natural”, diz Brancato.

 O bem-estar animal é outro ponto destacado por ele, uma vez que os animais vêm permanecendo menos dias no recinto, consequentemente ocasionando menos estresse.

Novidades

Pela primeira vez, o Agro Siran terá um espaço dedicado à prática da arqueria, modalidade esportiva pouco difundida, que tem se mostrado tendência e reúne pessoas de todas as idades. No local, especialmente preparado para a atividade, os visitantes poderão conhecer mais sobre o esporte que utiliza arco e flecha e praticá-lo com instrutores, de São José do Rio Preto. Outra atração inédita será o estande de energia fotovoltaica, com a empresa Ecori. O sistema de energia renovável será instalado tanto na tradicional Fazendinha quanto na horta. A Fazendinha é uma demonstração em miniatura de todas as atividades desenvolvidas numa propriedade rural, dentre elas, plantio de milho, soja, algodão, sistema de irrigação através de pivô central, também miniaturas de bovinos em pastagem e confinamento. A aquaponia será outra novidade no espaço de agronegócios. Trata-se de um sistema de cultivo que une a piscicultura e a hidroponia. Ela utiliza os excrementos produzidos pelos peixes, que são ricos em nutrientes e que alimentam as plantas. A hidroponia é o cultivo das hortaliças na água; na aquaponia esse sistema é interligado à piscicultura por um esquema de bombeamento.

Após a filtragem da água, ela retorna para os peixes. Também haverá espaço para os fãs de equoterapia, método terapêutico que utiliza as técnicas de equitação e atividades equestres com o objetivo de estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, reabilitar e educar pessoas com deficiência ou complementar o tratamento de crianças com muita agitação ou com dificuldades para concentração.

Animais

 O presidente do Siran explica que a Feira Genética é a demonstração de diferentes raças, no qual o produtor leva alguns exemplares e expõe seus resultados genéticos. “Esse espaço é uma maneira de divulgar e mostrar a genética regional. Hoje somos exportadores dela para o Brasil inteiro, então essa é uma maneira de fortalecer e valorizar”, diz Brancato.

Além da exposição de bovinos da raça nelore, senepol e brahman, a Feira Genética receberá brangus e possivelmente hereford, braford e cavalos da raça quarto de milha. Dessa raça equestre também haverá atividades com as tradicionais provas, nos dois finais de semana. A raças de bovinos gir e girolando com leilão. O nelore terá julgamento que fará parte do ranking paulista. A Expovinos sediará um evento ranqueado pela Aspaco e julgamento das raças suffolk, dorper e white dorper. A expectativa é receber cerca de 300 ovinos. Destaque para a presença do grande campeão nacional de suffolk, eleito em Maringá, do criador da região Gustavo Martins. Empresas como Tracan, loja da marca Case; Marka New Holland; Valtra; Coplacana; Beckhauser; Jet Máquinas, representando o shopping da Tramontina e Still, Ecori Energia Fotovoltaica; Credicitrus e Banco do Brasil estão confirmadas. As associações rurais e Cati também terão estandes. O Banco do Brasil realizará durante o Agro Siran o lançamento do Plano Safra.

Fonte: Micheli Amorim - Facilita Conteúdo / Assessoria de Comunicação do Siran

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades