Siran
Notícias

15/03/2017- Trabalhadores da Unialco recebem curso sobre alimentação saudável


Despertar o interesse das pessoas para escolhas alimentares mais saudáveis, respeitando e valorizando aspectos culturais, sociais, crenças, hábitos e disponibilidade de produtos da região, colabora para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

Por isso, o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desenvolveu o programa “Saúde no Campo”, que aborda temas como acuidade visual, saúde bucal, saneamento básico, nutrição e higiene. Um dos módulos, “Alimentação saudável”, foi apresentado para aproximadamente 140 colaboradores da usina Unialco, em Guararapes. Divididos em quatro turmas de 35 pessoas cada uma, eles puderam aprender tudo que compõe uma alimentação saudável, desde higiene na cozinha até a pirâmide alimentar. Além disso, aprenderam receitas com alimentos típicos da região. 

A instrutora de cursos de alimentação do Senar, Roberta Zanovelli Rossite, também explicou sobre como evitar desperdícios e aproveitar ao máximo dos produtos. “A alimentação alternativa é o aproveitamento integral dos alimentos, e isto inclui cascas, talos, sementes e folhas de legumes e frutas, consideradas partes não convencionais dos alimentos. Na maioria das vezes, não utilizamos em nossa cozinha por falta de hábito ou por desconhecer seu valor nutricional. Uma dieta com alimentação alternativa mediante a utilização de alimentos típicos da região torna-se mais saudável pelo rico aproveitamento de vitaminas, minerais e fibras. Também é possível ter um cardápio diversificado, criativo, nutritivo e saboroso”, incentiva Roberta.

HIGIENE

Em relação às boas práticas na cozinha, Roberta destacou a importância de limpar o ambiente diariamente com vassoura e pano úmido, para evitar qualquer contato entre alimento e poeira. Outro cuidado é deixar os materiais de limpeza sempre longe de alimentos (desinfetante, sabão, esponja e palha de aço, por exemplo). Os cestos de lixo devem estar sempre tampados e ser lavados diariamente, utilizando...”) diariamente e utilizando saco plásticos descartáveis para revesti-los. A esponja de lavar louças deve ser trocada a cada dois dias ou deixada de molho em solução com água sanitária, por ser um grande foco de contaminação. Quanto aos panos de cozinha, não devem ser utilizados para secagem das mãos. É preciso determinar uma utilidade para cada pano dentro da cozinha.

SUGESTÃO DE CARDÁPIO

Ela também chamou a atenção dos participantes para a troca do sal iodado pelo sal do Himalaia ou sal rosa.

“O sal iodado supre as carências nutricionais da população com relação ao iodo. A preocupação sobre a substituição que está acontecendo é porque isso pode provocar a doença do bócio, principalmente em pessoas veganas. O iodo é encontrado nos derivados do leite, que não são consumidos por esse perfil”, disse.

Para planejar um cardápio repleto de saúde, a especialista recomenda que se escolha alimentos frescos de época e os cultivados na região, com criatividade de cores, formatos e texturas, com diferentes sabores. As frutas, verduras e legumes devem estar presentes todos os dias na alimentação. A combinação de fibras, minerais e vitaminas desses alimentos auxilia na manutenção da saúde, prevenindo uma série de doenças.

 

Dica alimentar

A abóbora é uma hortaliça de alto valor nutritivo, fonte de vitamina A, indispensável à visão e para conservar a saúde da pele e das mucosas. Também contribui para evitar infecções e ainda auxilia o crescimento. Também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Tem poucas calorias e é de fácil digestão. Pode ser consumida em diferentes preparações: saladas, cozidos, refogados, sopas, curaus, purês, pães, bolos, pudins, doces e muito mais. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo, sendo, além de saborosas, muito ricas em nutrientes, especialmente ferro. Confira uma deliciosa receita com esse alimento:

Pão de abóbora

Ingredientes:

500g de abóbora cozida

2 colheres ( sopa) de margarina

2 colheres (sopa) de açúcar

½ colher (sopa) de sal

1 envelope de fermento para pães (10g)

Farinha de trigo o bastante para sovar a massa (aproximadamente 850 gramas)

Modo de preparo

1.       Cozinhe a abóbora e escorra, espremendo em uma peneira até que saia toda a água.

2.       Reserve deixando esfriar.

3.       Dissolva o fermento em um pouco de água.

4.       Acrescente os ingredientes, por último a farinha.

5.       Sove bem e faça uma bola deixando descansar em uma bacia coberta por mais ou menos 30 minutos.

6.       Divida a massa e modele os pães, deixando crescer por mais 30 minutos.

7.       Pincele com 1 gema.

8.       Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos (temperatura de 200º C).

 

**Dicas:

Existem alguns tipos de abóboras que são mais secas e retêm  menos líquido, não sendo necessário que sejam espremidas na peneira. Para que a abóbora não absorva a água de cozimento, prepará-la no forno é uma boa opção. Corte-as com casca, somente retirando a semente. Higienize bem e leve ao forno em uma assadeira, com pouca água, cobrindo somente o fundo da assadeira.

Demora de 15 a 20 minutos para ficarem prontas. Espete-as com um garfo e ao sentirem a maciez, retire do forno. Retire a poupa com um garfo e esprema um pouco na peneira para retirar o excesso de água.

 

Fonte: Micheli Amorim - Facilita Conteúdo / Assessoria de Comunicação do Siran

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades