Siran
Notícias

28/02/2023- A força do agro: os números falam por si


O agronegócio é uma das principais forças econômicas do Brasil, e em 2022, continuou desempenhando um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do país. Ainda que o Brasil tenha enfrentado desafios significativos em outras áreas, o agronegócio se destacou como um setor resiliente, capaz de superar crises e garantir a geração de riqueza e empregos.

Os números falam por si só: em 2021, o agronegócio brasileiro cresceu 24,31%, representando 26,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). Em 2022, como os números ainda não estão consolidados, a tendência é que essa participação continue crescendo, já que o setor apresentou números positivos em todas as suas áreas de atuação. Esta também é a expectativa dos produtores rurais em relação a este ano.

Uma das áreas mais importantes do agronegócio brasileiro é a produção de grãos. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos de 2021/2022 deve chegar a 332,6 milhões de toneladas, um recorde histórico. Isso se deve principalmente ao aumento da área plantada e à melhoria da produtividade, que foram impulsionados por investimentos em tecnologia e pesquisa. Além disso, a demanda internacional por produtos agrícolas brasileiros continuou crescendo, o que garantiu uma forte presença do país nos mercados globais.

Outra área importante do agronegócio é a produção animal. O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e de frango, e o segundo maior produtor de suínos. Em 2021, a produção de carne bovina cresceu 4,9%, enquanto a de frango e suínos cresceu 3,3% e 3,4%, respectivamente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Esses números demonstram a força do setor e sua capacidade de se adaptar a demandas internacionais, além de garantir a segurança alimentar no mercado interno.

Além da produção de grãos e animais, o agronegócio brasileiro também é responsável por áreas como o cultivo de frutas, a produção de açúcar e álcool, o cultivo de florestas e a produção de bioenergia. Em todas essas áreas, o setor continuou crescendo em 2021 e deve continuar desempenhando um papel importante na economia brasileira em 2022 e 2023.

É importante destacar que o sucesso do agronegócio brasileiro não se deve apenas à sua capacidade produtiva, mas também à sua sustentabilidade e responsabilidade social. O setor tem investido em práticas agrícolas que minimizam o impacto ambiental, além de buscar a certificação em normas internacionais de qualidade e segurança alimentar. Além disso, o agronegócio é um importante gerador de empregos no país, garantindo trabalho e renda para milhões de brasileiros.

Apesar de todos os desafios enfrentados pelo país, o agronegócio continua sendo uma das principais forças que impulsionam a economia brasileira e assim deve ser reconhecido e valorizado.

Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades