Siran
Notícias

18/08/2022- Araçatuba sedia etapa do Campeonato Paulista de Ranch Sorting e Team Penning


Araçatuba (SP) sedia no sábado (20) e no domingo (21) a 1° Etapa do 4° Campeonato Paulista Dual Rey Pep de Ranch Sorting e Team Penning. A organização é do Núcleo Noroeste Paulista do Quarto de Milha (NNPQM). As provas serão realizadas na arena 2 do complexo esportivo equestre (o maior e melhor da América Latina e dos um dos melhores do mundo), no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado. A entrada do público é gratuita, pelo portão 11, e as provas começam às 8h, nos dois dias.

Continuam valendo as recomendações de protocolos de segurança contra a covid-19, como uso de máscara e álcool em gel, assim como evitar aglomeração.

Segundo o presidente do Núcleo, Eduardo Matos, serão mais de R$ 80 mil em prêmios. “Ao final do campeonato, vamos entregar quatro motos, além de um potro Quarto de Milha ao Melhor Jovem da competição”, afirma Matos. E de acordo com Thiago Galoro, membro da diretoria do NNPQM, são esperados competidores de todo o estado, assim como de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. Elas vão disputar 20 categorias no ranch sorting e 13 no team penning. “A nossa expectativa é atingir mais de 700 inscrições nesta etapa. E com as premiações estamos incentivando a participação dos jovens”, comenta Galoro.

As próximas etapas do campeonato paulista ocorrem em novembro desta ano e março do ano que vem.

As modalidades

A modalidade esportiva country ranch sorting foi criada entre 2006 e 2007, nos Estados Unidos. Consiste em uma versão esportiva de apartação de gado e deve ser praticada em duplas, em muitos casos, compostas por familiares. Os competidores participam em duplas e devem ordenar 10 cabeças de gado de acordo com a indicação numérica solicitada.

O termo team penning pode ser traduzido como time de apartação e consiste na separação de animais específicos de um rebanho. As equipes precisam ter três competidores que devem realizar a apartação de três bovinos em um período entre 60 e 90 segundos. Contudo, o tempo varia de acordo com a prova e a categoria, de maneira que pode chegar a ter até 120 segundos. Os três cavaleiros deverão buscar entre 30 bovinos (divididos em 10 trios) os três animais com o número sorteado pela fotocélula no início.

Nas duas modalidades, vencem os competidores que conseguem organizar as cabeças de gado de acordo com esse número em menos tempo.

Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades