Siran
Notícias

09/03/2021- Capacitações gratuitas possibilitam geração de renda extra a produtores rurais de Buritama


Porta joias, porta-chaves, capelinhas e pequenos painéis foram algumas das peças confeccionadas pelos 15 participantes do curso gratuito de Artesanato com madeira maciça reciclável, realizado em Buritama (SP por meio de parceria entre o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o Sebrae ER (Escritório Regional) Araçatuba e o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).


Durante quatro dias, sendo 8 horas ao dia, totalizando 32 horas/aula, os alunos utilizaram restos de paletes para produzir os materiais. Eles aprenderam também a escolher a lixa mais adequada, lixar, impermeabilizar, dar brilho e proporcionar mais durabilidade às peças. De acordo com o instrutor José Carlos da Costa, a ação objetiva capacitar o produtor ou trabalhador rural a confeccionar artefatos utilitários e decorativos que podem ter utilidade própria ou mesmo serem vendidos, gerando renda extra.

“No curso, a gente fala da importância cultural e econômica do artesanato, do preparo do local, da coleta e aquisição do material, da limpeza, seleção e armazenamento da matéria-prima, execução da técnica de produção das peças. A partir das informações disponibilizadas os participantes têm condições de, separadamente ou mesmo em grupo, comercializar os produtos”, comenta Costa.

Feira do Produtor Rural

Também em Buritama, o SIRAN e o Senar-SP vão realizar neste ano mais uma edição da Feira do Produtor Rural, que também foi executada no ano passado. O programa atende a uma reivindicação dos produtores rurais e da comunidade local. De acordo com a instrutora do Senar, Maria Fernanda de A. Rodrigues, o objetivo é preparar o pequeno produtor rural para comercializar sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor à propriedade rural.

A capacitação é dividida por módulos nos quais são discutidas normas e procedimentos para a organização do ambiente da feira e a venda de produtos, a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como o planejamento da produção, as boas práticas de fabricação de alimentos, as técnicas de comercialização, exposição de produtos e gestão do negócio.

Os produtores interessados estão convidados a comparecer ao seminário de sensibilização que ocorrerá no próximo dia 29, às 18h, no Centro Cultural de Buritama, que fica na praça Dom Lafaiete Líbano, 16.

Como participar

Por causa da pandemia de Covid-19, estão sendo seguidas todas as orientações das autoridades de saúde, com o uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados, e distanciamento. Ao final das ações, os participantes receberão gratuitamente material didático e certificados de conclusão.

Os interessados em participar das ações devem entrar em contato com o SIRAN, com Carlos Eduardo Belluzzo ou com Priscila Turelo, pelo telefone (18) 3607-7826 e (18) 3305-5369. O SIRAN fica no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, na avenida Alcides Fagundes Chagas, 600, no bairro Aviação, CEP 16055-565, em Araçatuba (SP).
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades