Siran
Notícias

17/02/2021- Curso de casqueamento de bovinos de leite visa evitar prejuízo aos produtores


Doze produtores rurais participaram em Birigui (SP) do curso Bovinocultura de Leite – Casqueamento, promovido pelo SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), em parceria com o Sebrae ER Araçatuba (Escritório Regional) e o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O casqueamento é um procedimento feito nos cascos dos animais, como forma de manutenção e de tratamento para prevenir ou curar doenças que podem acometer o gado.

Gratuita, a ação durou 32 horas/aula divididas igualmente em quatro dias. Os participantes aprenderam na teoria e na prática técnicas de contenção do animal, como corrigir aprumos (linhas imaginárias, traçadas nos cascos, com o objetivo de delinear e avaliar a postura dos animais), cuidar das feridas de casco, prevenindo e corrigindo possíveis anomalias, evitando danos.
 
De acordo com o instrutor José Carlos da Costa, o curso segue recomendações técnicas e sanitárias, para a obtenção de maior produtividade e bem-estar animal. “O casqueamento tem que ser feito preventivamente, com técnicas modernas. Mas, de forma geral, a maior parte dos produtores rurais utiliza técnicas muito antigas e precisa se atualizar. No curso a gente ensina isso e, assim, ele evita perdas econômicas”, explica Costa.

Entrave à produção

Na pecuária atual, com a intensificação dos sistemas de produção, problemas nos cascos têm se tornado um dos principais entraves à produção. Perdas econômicas relacionadas a estes problemas têm levado a inviabilização de sistemas por interferirem na reprodução, na produção de leite, na maior ocorrência de doenças e em descartes de baixo valor.

A alta frequência de animais mancos nos rebanhos é motivo de preocupação entre os produtores. O casqueamento preventivo tem como principal objetivo prevenir ou reduzir a ocorrência das doenças dos cascos nos bovinos, tanto leiteiros quanto de corte. A partir do casqueamento correto é possível corrigir imperfeições nos aprumos, restabelecer o apoio correto e evitar patologias graves que causam manqueiras.

Por causa da pandemia de Covid-19, foram seguidas as orientações das autoridades de saúde, com o uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados, e distanciamento. Os participantes receberam gratuitamente material didático e certificado de conclusão.
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades