Siran
Notícias

01/10/2020- Curso gratuito ensina receitas artesanais à base de leite


Queijos, bebidas lácteas, iogurtes, doces, leite condensado e manteiga etc. Esses produtos agora podem ser produzidos por 12 produtores rurais de Santo Antônio do Aracanguá (SP), onde o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o Sebrae ER Araçatuba (Escritório Regional), o Senar-SP e a prefeitura realizaram o curso Processamento Artesanal de Leite.

Em 32 horas de duração, divididas em quatro dias com oito horas/aula em cada um, os participantes receberam orientações sobre a escolha do local apropriado, higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos utensílios e equipamentos, características do leite, procedimentos adequados para alcançar os resultados esperados, e educação nutricional visando a promoção da alimentação adequada e saudável.

De acordo com a instrutora Cleide Viana Soares, o processamento artesanal do leite permite maior consumo do produto de forma diferenciada, pois possibilita a confecção de seus derivados, permitindo que seja consumido não apenas in natura. “O curso contribui ainda para o aproveitamento do excedente que não é comercializado, conferindo maior durabilidade ao produto, evitando o desperdício”, explica Cleide.

Curso completo

O processamento artesanal do leite proporciona ganho econômico ao produtor rural à medida que evita desperdícios do alimento, transformando-o de forma segura. Além disso, evita a compra de derivados, uma vez que os participantes do curso podem confeccioná-los em casa, para uso da família

“A programação do curso inclui preparar o processamento, reunir material, pasteurizar o leite, processar queijos, fermentados, doces, manteiga, ponto de coagulação, embalar, identificar e armazenar o produto, e limpar as instalações, equipamentos e utensílios. É bem completa mesmo”, comenta Cleide.

Um dos participantes foi o produtor rural Edemarcos da Silva Reis. Ele conta que no sítio do sogro, onde trabalha, há 39 vacas leiteiras, que juntas produzem cerca de 90 litros por dia. A maior parte da produção é vendida para um laticínio. A sobra é usada na propriedade mesmo. “A gente já faz queijo e requeijão no sítio, e eu decidi fazer o curso para me aperfeiçoar. Gostei bastante. Além de me atualizar em relação às técnicas, aprendi a fazer novos produtos, como o petit suisse, que pretendo passar a fazer no sítio”, afirma Reis.

A turma de Aracanguá atingiu o número máximo de 12 participantes, sendo que antes da pandemia de Covid-19, a quantidade era de até 20 pessoas. Agora, seguindo as orientações das autoridades de saúde, todas usam máscaras, têm álcool em gel à disposição, contam materiais de estudo desinfetados, e mantêm distanciamento. Os participantes recebem gratuitamente material didático e certificado de conclusão.

Sobre o leite

O leite é um dos alimentos mais completos e indispensáveis na alimentação humana e pode ser consumido por todas as faixas etárias. É fonte de proteína, cálcio, vitaminas e minerais. É responsável pelo crescimento, formação de dentes, ossos e músculos. Na pirâmide alimentar é classificado como alimento construtor, rico em nutrientes que têm papel fundamental no organismo.

Para uma dieta equilibrada, é recomendado o consumo de três porções diárias de leite e seus derivados, associadas aos demais alimentos do mesmo grupo alimentar, atendendo às porções sugeridas de todos os grupos.
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades