Siran
Notícias

19/11/2021- Curso para controle de formigas cortadeiras é realizado pela primeira vez na região


Pela primeira vez, o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) realizaram na área de atuação do sindicato o curso de Controle de Formigas Cortadeiras. A capacitação ocorreu em Piacatu (SP), teve carga horária de 16 horas, divididas em dois dias (dias 8 e 9 deste mês, sendo 8 horas a cada dia), e contou com a presença de 16 participantes. A prefeitura também fez parte da parceira para a realização do evento.

O curso foi uma solicitação dos produtores rurais, haja vista as formigas cortadeiras serem pragas que atacam plantas em áreas florestais, pastagens e cultivos agrícolas. De acordo com o engenheiro florestal e instrutor do Senar-SP, Luiz Gustavo Martinelli Delgado, o inseto pode causar grandes prejuízos ao produtor rural. “Na área florestal, por exemplo, os danos podem chegar a 100 % da cultura. E o custo com o controle das formigas cortadeiras chega a representar 80% dos gastos com o controle de pragas”, diz o especialista. 

Conhecidas popularmente como saúvas e quenquéns, as formigas cortadeiras são responsáveis por elevados prejuízos à agricultura, silvicultura e pastagens brasileiras devido ao desfolhamento que causam nas plantas. Elas representam uma das principais pragas da América do Sul pelo fato de ocorrerem o ano todo, atacarem plantações de todas as idades e, quando não controladas, impedirem a sobrevivência de qualquer tipo de planta.

Delgado explica que o sucesso no controle de formigas cortadeiras depende do conhecimento básico do seu modo de vida e do reconhecimento das espécies para a escolha do método de controle mais adequado e eficiente para cada situação.

Abordagens

No curso, ele abordou questões como medidas de segurança no trabalho e no meio ambiente, identificação dos gêneros e espécies das formigas cortadeiras, arquitetura e composição dos formigueiros, alimentação das formigas, forma de ação desses insetos, localização e dimensionamento dos formigueiros, métodos de prevenção e controle, além de ensinar o uso correto e seguro de produtos fitossanitários.

Delgado finaliza dizendo que a localização dos formigueiros ainda é um dos maiores problemas enfrentados pelos produtores para o controle das cortadeiras. O principal método utilizado é a aplicação de iscas formicidas granulados, formuladas com uma mistura de atrativos, geralmente polpa de laranja e óleo vegetal, e um inseticida como princípio ativo. Sua aplicação, como qualquer outro inseticida, requer cuidados no manuseio e os produtos devem estar registrados no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

“A recomendação é realizar o controle no período anterior ao plantio e no início do cultivo. A limpeza do terreno facilita a localização dos formigueiros e torna o combate mais eficaz”, conclui o instrutor do Senar-SP.
 
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades