Siran
Notícias

25/07/2020- Empreendedores criam grupo para debater a economia regional


No último dia 19 de maio, em uma reunião virtual, empreendedores de Araçatuba e de Birigui debateram os rumos da economia regional durante e após a pandemia de Covid-19. Em pouco mais de uma hora, representantes de vários setores produtivos e autoridades falaram sobre um levantamento interno, que indicou que aproximadamente 85% das empresas pesquisadas foram afetadas nos aspectos econômicos (diminuição do faturamento) e sociais (demissão de funcionários). Além disso, novas formas de trabalho foram adotadas, desde o home office até o afastamento social. Mais de 60% delas refizeram seus planejamentos ou adotaram novas formas de se posicionar diante do mercado.

A reunião foi mediada pelo empresário e presidente do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Fábio Brancato, que coordena os trabalhos do grupo desde o início das atividades, há pouco mais de um ano. “O primeiro encontro, que chamamos de Pensando Juntos, foi realizado em maio de 2019, com cerca de 30 empreendedores.  A ideia foi juntar forças para pensar e debater temas econômicos, sociais e políticos para o desenvolvimento regional. Um mês depois, fizemos um novo evento, com mais pessoas, e daí pra frente, passamos a nos reunir no Ciesp Araçatuba”, conta Brancato.

O Pensando Juntos ganhou um novo nome, agora oficial –  GERAR (Grupo de Empreendedores de Araçatuba e Região) – e passou a contar com subcomissões com temas voltados à infraestrutura, indústria, produtos e serviços, agronegócio, educação, saúde e meio ambiente. O objetivo é fomentar e articular relações empresariais nos diversos setores da economia, colaborando e incentivando o desenvolvimento sustentável do Noroeste Paulista. Na prática, atualmente o trabalho do grupo consiste em as subcomissões identificarem os gargalos nas referidas áreas, estabelecer planos de ação específicos para solucionar as questões levantadas, e apoiar institucionalmente boas iniciativas. 

Números expressivos

O levantamento das empresas do GERAR também deu aos participantes uma percepção da representatividade dos seus integrantes na economia regional. A soma do faturamento das empresas do grupo – entre elas, Assessor Público, Colormaq, Hotel Pekin, Shopping Praça Nova e Speed Park – é de R$ 20 bilhões ao ano e tem impacto sobre emprego e renda de 20 mil famílias.

“Foi muito importante para o grupo ter acesso a esses dados, na medida em que eles referendam a carta de missão, visão e valores. Pode soar conceitual e subjetivo demais falar que queremos, entre outras coisas, sensibilizar o setor privado para programas comunitários com foco em educação e formação profissional, propor soluções para os problemas comuns de Araçatuba e região, dar publicidade e difundir os pontos positivos de Araçatuba e da região. Os números expressivos do levantamento nos dão autoridade para fazer propostas que acreditamos ser factíveis para região”, explica Brancato.

Na prática, o GERAR se dispõe a colocar os conhecimentos e as habilidades dos integrantes a favor dos interesses da sociedade, fomentando e articulando relações empresariais nos diversos setores da economia. Sobre projetos futuros, Brancato diz que o foco são ações de curto prazo. “Vamos promover uma campanha maciça sobre conscientização dos cuidados para não contrair nem disseminar o novo coronavírus. Precisamos salvar vidas e criar sistemas de convívio social que traga segurança para o futuro”, conclui.

Poder público

O GERAR já foi oficialmente apresentado ao prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e à vice-prefeita Edna Flor. O grupo conta com a participação do poder público, por meio de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, e da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos. Brancato finalizou a exposição colocando todos à disposição para compartilhar ideias e ações, objetivando fazer da cidade e da região lugares melhores para se viver.

Dilador parabenizou a iniciativa. “No que diz respeito ao nosso município, todos os debates a favor são muito bem-vindos. Quando a sociedade se organiza e apresenta sugestões concretas em benefício de uma região, todos saem ganhando”, refletiu o prefeito de Araçatuba.
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades