Siran
Notícias

29/03/2023- Estudantes de Buritama participam de curso para a promoção da saúde no campo


Vinte estudantes da Escola Estadual Álvaro Alvim, em Buritama (SP), participaram do curso Promovendo a Saúde no Campo - Primeiro Socorros, promovido pelo SIRAN, em parceria com o Senar-SP (Serviços Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo), com apoio da Prefeitura local.


Com 8 horas/aula de duração, a ação foi ministrada na própria escola. A instrutora Jislaine Cardoso Neves ensinou técnicas para prevenção de acidentes, controle de hemorragias, cuidados com lesões dos tecidos e métodos de proteção ambiental.

O curso busca capacitar os participantes em relação à prevenção de acidentes na área rural. O conteúdo incluiu técnicas segurança pessoal em meio a situações de risco, soluções para lesões ou amputações traumáticas, controle de queimaduras, controle de fraturas e aplicação de técnicas de primeiros socorros, utilizando os materiais disponíveis no ambiente.

A instrutora Jislaine Cardoso Neves explica que a intenção das entidades com o curso é ensinar aos alunos as primeiras ações em uma situação de perigo. “Visamos ensinar a comunidade a realizar a assistência de primeiros socorros, abrangendo de forma eficiente os procedimentos básicos no perímetro”, comenta.

Os interessados em participar das ações do SIRAN e do Senar-SP devem ligar ou enviar WhatsApp para a entidade, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo ou Priscila Turello.

O SIRAN

Criado em 25 de outubro de 1942, o SIRAN é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.

Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades