Siran
Notícias

03/01/2022- Pecuaristas fazem manifestação contra o Bradesco em Araçatuba e Birigui


Pecuaristas fizeram hoje manifestações em frente a agências do Bradesco de Araçatuba e Birigui (SP). Os manifestantes assaram e distribuíram cerca de 1500 espetinhos no Calçadão de Araçatuba e 1000, em frente à agência que fica perto da praça Dr. Gama, em Birigui. Chamada “Segunda com Carne”, a ação foi uma resposta contra um vídeo divulgado pelo banco nas mídias sociais, na qual três influenciadoras sugerem a redução do consumo de carne e dizem que a pecuária é uma das maiores fontes de gases causadores do efeito estufa.
 
A repercussão negativa entre pecuaristas de todo o Brasil, levou diversas entidades representativas do agronegócio nacional a se manifestar. O SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), de Araçatuba, por exemplo, que é um dos sindicatos rurais mais antigos do estado de São Paulo – são 80 anos de atuação –, emitiu nota de repúdio contra o Bradesco, e está planejando ações conjuntas com outras entidades da classe.
 
A ideia é promover uma campanha de conscientização da sociedade para mostrar que a pecuária brasileira é sustentável. “Classificamos a abordagem do banco como irresponsável, à medida em que demoniza a pecuária nacional frente à população e tende a trazer prejuízos à cadeia produtiva da carne”, comentou o presidente do SIRAN, Thomas Rocco. Ele explicou ainda que, ao contrário do que sugere a entidade financeira, a pecuária brasileira sequestra carbono de forma significativa, e, em nível de comparação, emite menos gases do efeito estufa do que os núcleos urbanos e uma série de circunstâncias associadas a eles.
 
Reação
 
Depois da repercussão negativa, o Bradesco excluiu o vídeo, lamentou o ocorrido e comunicou que acredita no agronegócio “como vetor de desenvolvimento social e econômico do país”. O banco mencionou que investe no agronegócio desde a sua fundação promovendo direta e indiretamente a pecuária brasileira. Mas isso não foi o bastante para evitar as manifestações, que ocorreram em vários municípios do país.
 
A organizadora da manifestação em Araçatuba foi a pecuarista Liliana Teles Menezes de Almeida. Liderança regional do setor, sendo uma das proprietárias de um significativo criatório de gado nelore nacional, ela tem tomado à frente de ações em favor do agronegócio. Em novembro do ano passado, Liliana foi a responsável pela vinda do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles a Birigui, onde ele ministrou a palestra "Encontro com o setor produtivo, do campo e da cidade". O evento foi realizado na fazenda Água Branca e reuniu mais de 600 representantes de todos os setores produtivos.
 
O SIRAN apoiou a manifestação e diretores do sindicato estiveram presentes nas ações de Araçatuba e de Birigui.
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades