Siran
Notícias

02/06/2023- Presidente do SIRAN avalia positivamente PIB do setor que 'puxa' índice econômico de todo o Brasil


O presidente do SIRAN, Thomas Rocco, avalia positivamente a informação divulgada ontem (02/06) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de que o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária registrou alta de 21,6% no primeiro trimestre de 2023 frente ao quarto trimestre do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB apresentou avanço de 18,8%.

 
“Faz tempo que o agro ‘puxa’ a economia brasileira e esperávamos que o IBGE comprovasse isso de novo, mas a notícia foi melhor do que imaginávamos. O fato é que a safra recorde de soja, aumento na produção de milho, e a elevação no abate da carne bovina e de frango impulsionaram a alta no setor, sendo o maior avanço desde 1996”, comenta Rocco. 
 
Balizado por informações de consultorias do setor, a expectativa do presidente do SIRAN é que os próximos trimestres também sejam positivos, pois há boas perspectivas para as colheitas de cana de açúcar, café, e a 2ª safra de milho, no segundo e terceiro trimestre.
 
De acordo com a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o desempenho da agropecuária contribuiu com cerca de 1,7 ponto percentual para a alta de 1,9% do PIB do primeiro trimestre de 2023 em relação ao quarto trimestre de 2022. “É uma contribuição muito relevante”, disse ela, acrescentando não ser possível neutralizar a contribuição da agropecuária para a atividade econômica.
 
O PIB agropecuário foi impulsionado por uma safra recorde de grãos, especialmente de soja. A coordenadora do IBGE lembrou que a agropecuária puxou o PIB do primeiro trimestre mesmo não pesando tanto na economia como um todo. O PIB agropecuário responde por cerca de 8% do PIB total. Ela acrescenta que o padrão costuma ser o PIB acompanhar a variação do setor de Serviços, que responde por quase 70% da atividade econômica.
 
Na média geral, o PIB brasileiro registrou alta de 1,9% no primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB apresentou alta de 4%. O resultado veio acima da mediana das estimativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, positiva em 1,2%, e dentro do intervalo, de alta entre 0,4% e 2,4%.
 
Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB ficou dentro das estimativas coletadas pelo Projeções Broadcast, que variavam de uma elevação de 0,9% a 4,3%, mas novamente acima da mediana positiva de 3,1%. Ainda segundo o IBGE, o PIB do primeiro trimestre de 2023 totalizou R$ 2,6 trilhões.
 
Fontes: IBGE, Canal Rural e G1
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades