Siran
Notícias

01/09/2022- Primeiro curso da Expô ensina técnicas artesanais de processamento de frutas


Na cozinha do auditório do recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), os 20 alunos inscritos – lotação máxima da ação – no curso Técnicas de Processamento Artesanal de Frutas cortam, cozinham e preparam potes que vão receber doces de frutas da época, como abacaxi, banana, laranja, figo, goiaba e melancia, além de abóbora e pimenta.

 

Atentos aos ensinamentos do instrutor João Francisco Gomes, os produtores rurais de Araçatuba e região aprendem a fazer compotas, conservas, cristalizados, sucos concentrados, geleias, doces em pedaços, assim como extração da pectina da casca da laranja para fazer a parte gelatinosa das geleias.

 

Uma das participantes é a produtora rural Cristiane Sakuma, que diz estar adorando o curso. “Como eu sou produtora rural e também faço parte da Feira do Produtor, as vezes tenho alguns produtos excedentes que não possuem padrão de vendas. Por isso, eu quero aprender a reaproveitá-los ter uma renda a mais. A banana e a maçã são frutas que eu gostaria de processar para fazer doces, por exemplo”, explica Cristiane.

 

Gratuita, a ação é promovida pelo SIRAN, em parceria com o Sebrae ER Araçatuba (Escritório Regional), a FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a prefeitura local. Trata-se do primeiro dos sete eventos da parceria realizadas durante a 61ª edição da Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô 2022).

 

Em 24 horas de duração, divididas em três dias com oito horas/aula em cada um, os participantes recebem orientações sobre a escolha do local apropriado, higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos utensílios e equipamentos, características das frutas, procedimentos adequados para alcançar os resultados esperados, e educação nutricional visando a promoção da alimentação adequada e saudável.

 

O instrutor ressalta que a ação valoriza os costumes regionais e leva em conta a legislação vigente relativa às exigências sanitárias. "Além disso, o processamento artesanal de frutas também proporciona ganho econômico ao produtor rural na medida que evita desperdícios. Também propicia variação da dieta alimentar pelo consumo de produtos provenientes do processamento", completa Gomes.

 

União de forças

 

Os participantes recebem gratuitamente material didático e certificado de conclusão em todas ações. Também serão realizados durante a Expô as ações Processamento artesanal de frutas – Técnicas, Processamento artesanal de mandioca – Técnicas; Produção de leite na época da seca; Artesanato em fibras vegetais – folha de coqueiro; Seminário Turismo e Turismo Rural como fonte de renda; Seminário Inovação como fator de sobrevivência da propriedade; Fórum de Liderança Feminina no Agro.

 

Os interessados em participar dessas ações devem entrar em contato com o Sebrae no telefone (18) 3607-2973.

 

De acordo com a consultora do Sebrae, Fernanda Antoniali, o objetivo das entidades com a realização das ações durante a Expô é proporcionar espaços de discussões e aprendizado com os pequenos e médios empresários locais, oferecer novos horizontes para expansão de negócios, integrar todos os eixos da cadeia do agronegócio em um único espaço (insumos, produção, processamento, distribuição e consumidor final, por meio de oportunidades de negócios, troca de experiências, efetivação de parcerias, palestras, cursos e seminários), permitir que as micro e pequenas empresas tenham acesso e conheçam as tecnologias disponíveis no mercado, e contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar.

 

“A parceria entre as entidades é uma forma de unir forças para que os objetivos do evento sejam concretizados e alcancem o nosso público. Também queremos aproveitar a concentração de pessoas que irão visitar a feira e oferecer por meio de palestras e cursos conteúdo importante para que possam ter melhores resultados em seus negócios”, explica Fernanda.

Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades