Siran
Notícias

30/04/2021- Programa gratuito de apicultura está com inscrições abertas no SIRAN


O SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) vai realizar em Birigui (SP), a partir em maio, o programa Apicultura. Gratuita, com 12 vagas disponíveis, a ação é dividida em seis módulos, com 32 horas cada um, sendo realizado aos finais de semana. Em maio, as aulas da primeira etapa ocorrerão nos dias 22 e 23, 29 e 30, em uma propriedade do bairro Baguaçu, e abordará o tema implantação do apiário. O programa conta com parceria da prefeitura municipal.

Para realizar a inscrição, o interessado deve ligar ou enviar WhatsApp para o SIRAN, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo.

As aulas serão ministradas pelo instrutor do Senar-SP, Edson Antônio Guarido Ribeiro. “No programa, a turma vai aprender a trabalhar com abelhas Apis melífera, que são abelhas com ferrão, a colher o principal produto, que é o mel, além de pólen, própolis e geleia real, e comercializá-los. Hoje há uma grande procura por esse produto, então o programa também é uma forma de eles agregarem valores e aumentarem os rendimentos na propriedade”, explica Ribeiro.

O instrutor também destaca que o mercado é promissor para os produtos de apicultura. “Há uma procura muito grande pelo produto no mercado interno e pouca oferta. O produtor aprendendo essa nova profissão, de apicultor, terá condições de colocar o seu produto no mercado com um preço muito bom, o que fará com que ele aumente a receita”, afirma. No módulo 1, o tema é Implantação do apiário; módulo 2 – Produção de mel; módulo 3 – Produção de pólen; módulo 4 – Produção de rainhas e geleia real; módulo 5 – Produção de própolis; módulo 6 – Gestão e planejamento do apiário.

Com linguagens simples, os cursos priorizam a prática, aliando conhecimentos técnicos ao trabalho diário dos produtores e trabalhadores rurais. Os cursos oferecidos pelo SIRAN atendem às necessidades do homem do campo. Os temas são definidos pelas equipes profissionais das entidades parceiras, e levam em conta demandas levantadas pelas Casas da Agricultura.
 
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades